25° 20° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Fortes tempestades e rajadas de vento de 100 km/h podem atingir o RS

Ah, o clima do sul! Se você está no Rio Grande do Sul ou planeja uma visita, fique atento: as fortes tempestades estão chegando com tudo este final de semana. No domingo, a situação pode ficar ainda mais intensa. A Defesa Civil alerta para ventos que pode

03/10/2025

03/10/2025

Ah, o clima do sul! Se você está no Rio Grande do Sul ou planeja uma visita, fique atento: as fortes tempestades estão chegando com tudo este final de semana. No domingo, a situação pode ficar ainda mais intensa. A Defesa Civil alerta para ventos que podem atingir impressionantes 100 km/h e para o acúmulo considerável de chuva, entre 30 e 80 mm.

As regiões do sul e oeste do estado, que incluem Uruguaiana, Alegrete e Pelotas, estão em alerta laranja, representando maior risco meteorológico, enquanto as regiões norte e nordeste têm aviso amarelo. Ou seja, atenção é palavra de ordem por lá.

Como as tempestades vão se espalhar pelo estado?

Segundo as previsões, os temporais começam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste e se deslocam para o Centro, Noroeste e Missões entre sábado e domingo. No sul do estado, as rajadas de vento podem atingir 90 km/h na manhã de domingo.

Qual a origem dessa condição climática?

Bruno Zanetti, meteorologista da Defesa Civil gaúcha, esclarece que o fenômeno é impulsionado por uma frente fria vinda do Uruguai e da Argentina. "Essa frente fria pode provocar temporais intensos no domingo, acompanhados de granizo e ventos fortes, capazes de causar danos como a queda de árvores e destelhamentos", ressalta Zanetti.

O que esperar para a segunda-feira?

As chuvas devem persistir na segunda-feira, principalmente no norte do estado, mas o risco de tempestades graves diminui. Mesmo assim, fique de olho, já que o acumulado de chuva pode causar inundações e elevar o nível dos rios, embora a situação ainda esteja controlada.

Portanto, é hora de preparar aquele plano B e tomar cuidado! A segurança sempre em primeiro lugar. E lembre-se: uma boa previsão salva o dia!



Com informações da Agência Brasil

Tags