Você já parou para pensar nas sutilezas do capacitismo que permeiam o nosso dia a dia? Frases que, à primeira vista, podem parecer elogiosas, como "Você é tão bonita, nem parece ter deficiência" ou "Se ele conseguiu, qualquer pessoa consegue", escondem um preconceito silencioso. Com o objetivo de combater essa forma de discriminação, o Ministério do Esporte lançou a campanha Setembro Verde – Contra o Capacitismo, dedicada ao mês da inclusão da pessoa com deficiência.
O Brasil abriga, segundo o IBGE, 14,4 milhões de pessoas com deficiência, representando 7,3% da população a partir dos 2 anos de idade. No primeiro semestre de 2024, foram notificadas mais de 74 mil denúncias de capacitismo à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, evidenciando a urgência de ações efetivas nesta área.
O que o Ministério do Esporte está fazendo contra o capacitismo?
Usando as redes sociais como veículo de conscientização, o Ministério do Esporte está organizando ações educativas, assim como oficinas internas e workshops. O foco é claro: conscientizar, valorizar o paradesporto e erradicar comportamentos discriminatórios. Dois dias importantes neste calendário são o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, e o Dia Nacional do Paradesporto, celebrado em 22 de setembro.
Por que a inclusão é mais que um favor?
Na campanha, a mensagem é direta: inclusão não é favor, é direito. Os materiais disponibilizados são acessíveis e destacam a voz das pessoas com deficiência na elaboração das mensagens, reforçando a importância do protagonismo destas pessoas neste debate.
Para se engajar e saber mais sobre a campanha, acesse o material completo aqui.
1:51
Com informações da Agência Brasil