Se você ama a cultura nordestina, especialmente o forró, prepare-se para uma notícia emocionante! A cidade de Lille, na França, está prestes a receber um pedacinho do Nordeste com o lançamento do primeiro Festival Internacional do Forró de Raiz, que tem início nesta quinta-feira, dia 11. Imagine a energia contagiante de Elba Ramalho se apresentando no cenário cultural francês – é **imperdível**!
Mas você pode se perguntar: por que um festival de forró em Lille? Este evento é parte de um esforço coordenado pela Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste, em colaboração com o governo brasileiro e importantes entidades francesas, como Lille 3000 e o Museu de Belas Artes de Lille. O festival não é apenas uma celebração da cultura; ele ocorre dentro das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França.
Quem são os destaques do festival?
A presença de Elba Ramalho já seria motivo suficiente para marcar presença, certo? Mas não para por aí. O festival também contará com as apresentações dos famosos artistas nordestinos Mestrinho e Santanna, o Cantador. No total, mais de 60 artistas brasileiros passarão pelos palcos do evento, trazendo a autêntica sonoridade do Nordeste.
Qual a importância do festival para o forró?
Além da música e dança, este festival possui um propósito maior: formalizar a candidatura do forró como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Os nove estados do Nordeste estarão devidamente representados em Lille, assinando um Protocolo de Intenções junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O que mais fazer além dos shows?
Se você está pensando que o festival é apenas sobre dançar e ouvir música, engana-se. Há uma programação diversificada com oficinas, rodas de conversa e exibição de filmes, todas dedicadas a explorar a riqueza cultural do forró. Tudo isso ocorrerá em lugares emblemáticos como o Palais des Beaux-Arts e o Le Grand Sud, até o dia 14 de setembro.
Assim, se você quer viver uma experiência cultural rica e envolvente, consider essa incrível oportunidade para se conectar com a vibrante cultura nordestina em um cenário internacional.
Com informações da Agência Brasil