Imagine-se recebendo uma mensagem inesperada no celular, anunciando um teste de emergência realizado pela Defesa Civil. Pois foi exatamente isso que aconteceu na tarde deste sábado (27), quando os moradores do Distrito Federal e de algumas cidades de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso receberam um alarme sonoro em seus dispositivos. O motivo? O teste do novo sistema Defesa Civil Alerta, uma importante iniciativa para avisos de desastres naturais.
Por volta das 15 horas, a mensagem foi enviada, chamando a atenção de quem estava distraído com o sinal vibrante e sonoro que tomou conta dos celulares. Mas, afinal, como funciona essa nova ferramenta e o que esperar daqui para frente?
Por que um novo sistema de alerta foi necessário?
O objetivo do teste era apresentar o sistema nacionalizado de alertas da Defesa Civil, participando do esforço para minimizar riscos e impedir tragédias em áreas sensíveis. Essa implementação marca o advento de uma comunicação direta e eficaz com a população, garantindo que alarmes sobre desastres em potencial cheguem em tempo hábil.
Qual foi a reação dos moradores?
Apesar do aviso prévio, muitos cidadãos foram pegos de surpresa. O sinal sonoro inconfundível fez com que usuários das redes sociais compartilhassem suas reações, entre sustos e alívio ao saber que era apenas um teste. Em resposta, a Defesa Civil usou suas redes sociais para tranquilizar o público, afirmando: “Recebeu o alerta aí hoje? Calma, era só um teste do #DefesaCivilAlerta! Hoje foi apenas uma demonstração”.
Como funcionam os níveis de alerta?
Os alertas foram segmentados de acordo com a gravidade. Existem dois níveis: Extremo e Severo. O alerta extremo é crítico e dispara o alarme imediatamente, até mesmo em celulares no modo silencioso. Já o alerta severo, apesar de menos urgente, alerta sobre perigos iminentes, oferecendo tempo para a adoção de medidas de segurança, e o sinal sonoro só será ativado se o celular não estiver no modo silencioso.
O que você precisa fazer para receber os alertas?
Uma das características vantajosas deste novo sistema é sua acessibilidade. Não há necessidade de cadastramento prévio: todos os aparelhos compatíveis com redes 4G e 5G serão alcançados, dependendo do serviço de celular disponível. Assim, você poderá receber os avisos críticos, garantindo sua segurança e a de sua família.
O aprimoramento do sistema de alerta da Defesa Civil representa um avanço significativo na gestão de desastres no Brasil, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente aos desafios impostos pela natureza.
Com informações da Agência Brasil