29° 22° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Chapada dos Veadeiros enfrenta foco de incêndio na região de Nova Roma

Se você está preocupado com as queimadas que assolam algumas das regiões mais preciosas de nosso país, há algo importante acontecendo na Chapada dos Veadeiros: embora focos de incêndio tenham sido controlados em algumas áreas, as chamas ainda ameaçam Nova

13/10/2025

13/10/2025

Se você está preocupado com as queimadas que assolam algumas das regiões mais preciosas de nosso país, há algo importante acontecendo na Chapada dos Veadeiros: embora focos de incêndio tenham sido controlados em algumas áreas, as chamas ainda ameaçam Nova Roma. Esse desastre ambiental começou em 28 de setembro e ainda requer atenção e esforços contínuos para ser totalmente contido.

De acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), já houve avanços no controle das chamas durante o último final de semana em determinadas localidades, mas permanece um desafio em Nova Roma. Impressionantes 80 mil hectares foram devastados, comparáveis a 80 campos de futebol. Felizmente, até agora, não há relatos de animais selvagens feridos, embora alguns domésticos, como bois, tenham sido afetados.

Como os incêndios na Chapada dos Veadeiros impactam a biodiversidade local?

Manter-se informado sobre o impacto desses incêndios é crucial. O ICMBio salienta que, além de apagar o fogo, os esforços incluem vigiar possíveis reativações e colaborar com o resgate da fauna local. As queimadas não só destroem o habitat natural como também ameaçam espécies que podemos nem sequer conhecer ainda.

Quem são os responsáveis pelos incêndios na Chapada?

Uma notícia que gera expectativa é a ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, que já começou a notificar cerca de 30 proprietários rurais. Esses proprietários poderão ser multados: são até R$ 10 mil por hectare de vegetação nativa destruída. Essa medida serve como um alerta sobre a importância de práticas responsáveis com o uso do fogo e de conservar a nossa biodiversidade.

*Informações derivadas de Agência Brasil e supervisão de Sheily Noleto

Imagem da Chapada dos Veadeiros



Com informações da Agência Brasil

Tags