27° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

PF combate tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Guarulhos

O aeroporto de Guarulhos é palco de uma operação que parece ter saído de um filme de ação. Um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas está na mira da Polícia Federal. A trama começa a se desenrolar no coração do maior terminal aér

16/10/2025

16/10/2025

O aeroporto de Guarulhos é palco de uma operação que parece ter saído de um filme de ação. Um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas está na mira da Polícia Federal. A trama começa a se desenrolar no coração do maior terminal aéreo do país, onde, desde as primeiras horas desta quinta-feira (16), os agentes cumprem mandados e buscam desvendar todo o esquema.

Nesta manhã, a Polícia Federal executou duas prisões temporárias, duas preventivas e quatro mandados de busca e apreensão, numa ação coordenada que promete desarticular essa rede com tentáculos internacionais. A movimentação policial chama a atenção para a audácia dos criminosos, que têm o aeroporto como um dos nichos de operação.

Como tudo começou?

Segundo a PF, as investigações foram desencadeadas ainda em junho, após a apreensão de três malotes com cerca de 160 quilos de cocaína. Os malotes estavam nas mãos de traficantes dentro da área restrita do aeroporto, prontinhos para serem despachados. A droga tinha como destino Joanesburgo, na África do Sul, e especula-se que seria redistribuída para outros pontos ao redor do mundo.

“As investigações apontaram que a organização tinha como objetivo enviar a cocaína para a Joanesburgo, na África do Sul. Havia indícios de que o entorpecente seria redistribuído para outras nações”, informou a PF.

Como operava o grupo criminoso?

Detalhes da investigação revelaram que o grupo criminoso usava dois veículos em suas operações. Um dos carros atuava como "batedor", monitorando qualquer sinal de policiamento nas imediações. O outro veículo transportava a droga até a zona restrita do aeroporto. Lá dentro, um funcionário do terminal, que fazia parte do esquema, desviava a droga para a aeronave.

Outras investidas frustradas

No mesmo dia, um estrangeiro teve um encontro com a justiça. Ele foi pego no aeroporto enquanto a PF identificava dois volumes suspeitos escondidos dentro da estrutura da sua mala. O peruano, que não conseguiu entrar em Milão e retornou ao Brasil, acabou detido.

“Os policiais federais conduziram o passageiro à delegacia, onde a mala foi submetida a exame pericial. Dos fundos falsos do equipamento foram retirados dois quilos de cocaína. Ele foi preso em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas e será apresentado à Justiça Federal”, informou a PF.

Uma rede sob vigilância

Na última terça-feira (15), os agentes federais também prenderam um funcionário aeroportuário que tentou entrar em uma área restrita com 17 quilos de cocaína escondidos em um fundo falso de um carrinho de lixo. Após minuciosa inspeção no local em que o detido trabalhava, os policiais encontraram mais de 16 kg de cocaína em tabletes, um aparelho celular e mais de R$ 10 mil dentro de um de seus armários. Toda a droga foi apreendida.



Com informações da Agência Brasil

Tags