Você pode até achar que está em outra cidade, mas é o Rio de Janeiro mesmo que despertou nesta terça-feira (21) com um clima nada usual para essa época do ano. A temperatura mínima caiu para 11,3°C às 3h25 no Alto da Boa Vista, segundo o Sistema Alerta Rio. Este termômetro baixíssimo é o mais frio registrado para o mês de outubro na última década, desde que começaram as medições em 2014.
Quer saber por que está tão frio? Uma frente fria continental chegou e passou pela cidade no final de semana, e isso ajudou a despencar as temperaturas, especialmente durante as madrugadas. Além disso, a umidade vinda com os ventos do oceano também colaborou para essa queda no termômetro.
O que causou essa queda brusca de temperatura?
Conforme explicou a meteorologista Mayara Villela, ventos úmidos vindos do oceano, somados a um sistema de alta pressão, são responsáveis por essa virada no tempo. E, olha, apesar de parecer inusitado, essa mudança de clima não é tão fora do comum durante a primavera, que mistura um pouco de inverno e um pouco de verão.
Como a primavera influencia o clima no Rio?
Mayara explica que "a primavera é uma estação de transição que apresenta algumas características parecidas com as do inverno ainda neste início e ganhando características de verão mais pro final. Nela, os dias vão ficando mais longos e as noites mais curtas, em relação ao inverno. Ainda há entrada de frentes frias que podem derrubar as temperaturas, além de dias quentes e pancadas de chuva no fim do dia".
O que esperar dos próximos dias?
Fique tranquilo, porque esse friozinho gostoso não vai durar muito. A partir desta quarta-feira (22), as temperaturas vão começar a subir novamente, com menos nuvens no céu. Dá para se preparar para temperaturas entre 27°C e 30°C nos próximos dias.
Com informações da Agência Brasil