Em pleno coração do Rio de Janeiro, a Feira do Lavradio celebra seus 30 anos com uma programação especial que promete agitar o centro da cidade. Se você está à procura de um programa que una cultura, música e ótima gastronomia, este evento é o convite perfeito. No sábado, 25 de outubro, a partir das 14h, a rua que dá nome à Feira abre suas portas para uma sucessão de atrações gratuitas, incluindo a inauguração do palco Isnard Manso, na Praça Emilinha Borba. Não fique de fora dessa festa cultural!
A história da Feira do Lavradio começa em 1995, em um esforço conjunto de empresários do polo Novo Rio Antigo para dar nova vida à região da Lapa. E deu certo. Agora, a Feira conta com mais de 300 expositores oferecendo de tudo um pouco: antiguidades, moda, decoração e as melhores delícias gastronômicas. O diretor do Polo, Plínio Frois, ressalta a importância desse evento para a revitalização de lugares históricos como a Rua do Lavradio e a Praça Tiradentes.
"A Lavradio é a primeira rua residencial da cidade, no século 19. Foi moradia de nobres, de poetas, e hoje é conhecida internacionalmente. Com a criação da Feira pelos comerciantes locais, que se iniciou o processo de revitalização, não só da Rua do Lavradio, mas também da Lapa, da Praça Tiradentes, de toda essa região do Centro Histórico do Rio", diz Plínio Frois.
O que esperar da programação especial de aniversário?
Pensando em surpreender o público, a programação especial inclui a apresentação do grupo Dança CCC e do cantor Nando Bonfá. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar da tradicional roda de Samba de Feira e ainda explorar um circuito gastronômico inédito que promete agradar a todos os gostos.
Como a Feira do Lavradio se tornou um patrimônio cultural?
Desde que se firmou como um ícone cultural, a Feira do Lavradio não parou de crescer, ganhando o título de Patrimônio Imaterial Cultural do Estado em 2021. Essa importância histórica e cultural é evidente não só na variedade de seus expositores, mas também na vitalidade que traz ao centro histórico do Rio, atraindo turistas e cariocas todos os sábados.
*Sob supervisão de Vitória Elizabeth

Com informações da Agência Brasil