Você sabia que em Paracatu, Minas Gerais, um projeto inovador está transformando áreas degradadas pela mineração de ouro em ambientes revigorados? A Embrapa Cerrados está à frente de uma pesquisa que pretende devolver a vida a essas terras usando espécies nativas do Cerrado. O foco do replantio são as barragens de rejeitos, lugares onde o solo enfrenta desafios como acidez e compactação. Quer entender como esse projeto pode mudar o cenário ambiental da região?
Os solos dos taludes, responsáveis por conter os rejeitos, estão desfavoráveis ao crescimento vegetal. Com uma composição ácida, baixa fertilidade e pouca matéria orgânica, o solo quase não demonstra atividade microbiológica. No entanto, a Embrapa encontrou a solução: utilizar plantas adaptadas ao bioma do cerrado, como conta Leide Andrade, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto.
Como as espécies nativas do Cerrado ajudam a transformar solos?
“Nosso objetivo é seguir um protocolo de revegetação que utiliza espécies que não só resistem, mas prosperam nessas condições difíceis. Elas são acostumadas com solos de baixa fertilidade e conseguem lidar muito bem com o estresse hídrico do clima característico do Cerrado, que alterna entre estações de secas e chuvas," explica Leide. Inclusive, a pesquisa já conseguiu identificar algumas espécies nativas e comerciais que podem se desenvolver bem nesses locais.
Qual o impacto dessas plantas no solo e no ambiente?
Segundo Leide, algumas das espécies selecionadas, como as leguminosas, têm o poder de "dar vida" ao solo. "Estamos literalmente construindo um novo solo, pois a qualidade atual é tão precária que nem o consideramos solo. Contudo, essas plantas são totalmente adaptadas ao Cerrado, ajudando a estruturar, biologicamente, os taludes,” destaca.
Desenvolvimento das raízes pode comprometer a estrutura dos taludes?
Para garantir a estabilidade das estruturas dos taludes e evitar rachaduras, um cuidado essencial é que as raízes das plantas não se desenvolvam muito. Além disso, manter a vegetação com uma parte aérea controlada é necessário para que a vistoria e análise da estrutura e condição do solo sejam realizadas adequadamente.
Por exigência legal, as mineradoras devem manter a cobertura vegetal nesses solos para preservar o meio ambiente e evitar erosão. Assim, a pesquisa da Embrapa Cerrados não só busca cumprir a lei, mas também melhorar a qualidade do solo e preservar o ecossistema regional.
Com supervisão de Fabiana Sampaio
Com informações da Agência Brasil