28° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

RJ: Centro Cultural Justiça Federal celebra mês da Consciência Negra

No mês de novembro, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) no Rio de Janeiro estará em destaque com um evento especial dedicado à Consciência Negra. Com diversas expressões artísticas como cinema, teatro, literatura, música e artes visuais, a programaçã

28/10/2025

28/10/2025

No mês de novembro, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) no Rio de Janeiro estará em destaque com um evento especial dedicado à Consciência Negra. Com diversas expressões artísticas como cinema, teatro, literatura, música e artes visuais, a programação celebra a resistência e a potência da população negra, convidando você a explorar essa rica cultura de forma envolvente.

Prepare-se para uma experiência cultural única que reúne artistas, estudantes e a sociedade em geral. Quer saber o que esperar do evento? Acompanhe a programação! Com uma variedade de atividades a serem realizadas ao longo do mês, o evento promete ser um ponto de encontro de ideias e de reflexão sobre a identidade e resistência negra.

Quais são as principais atrações do evento?

Segundo Thays Acaiabe, servidora e idealizadora da mostra no CCJF, algumas das atrações imperdíveis incluem:

  • Mostra de audiovisual: Vozes e Visões Negras
  • Cinedebate: Saravá Shalom
  • Apresentações musicais: Ilessi & Marcelo Galter, Débora Ondina e Ana Paula Cruz
  • Oficina de dança: Charmeando
  • Festival: Black Queer Festival
  • Cineclube: Zezé Motta

Como a literatura e o teatro abordam a resistência negra?

A programação também traz momentos de reflexão através de um encontro de autores e autoras negras. O objetivo é discutir o poder da literatura como uma ferramenta contra o racismo e a desigualdade racial. Você também poderá assistir ao espetáculo Abdias Nascimento, uma homenagem ao influente ativista, além da exposição "Valongo: Justiça pela Memória do Cais", que aborda o Valongo como um poderoso marco de resistência e memória.

Quem pode participar e qual é o impacto esperado?

"A expectativa é receber centenas de visitantes ao longo do mês de novembro", comenta Thays Acaiabe. O evento pretende abrir as portas do CCJF não só para os aficionados por cultura, mas também para novos públicos, reforçando seu papel como um espaço plural, aberto à diversidade, à crítica e à escuta.

Quando e como participar das atividades?

A mostra acontece de 1º a 30 de novembro. Enquanto algumas atividades são gratuitas, outras possuem ingressos a preços variados. Então, não perca tempo e garanta sua participação! Para mais informações sobre horários e ingressos, visite o site oficial do CCJF: ccjf.trf2.jus.br.



Com informações da Agência Brasil

Tags