São Paulo amanhece sob chuva intensa neste feriado de Finados
Se você está em São Paulo, já deve ter reparado que este domingo (2) começou diferente. O céu cinzento dominou a paisagem e, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE SP), a chuva veio para ficar. Durante todo o dia, podemos esperar precipitações que, além de intensas, prometem deixar o solo encharcado e causar possíveis alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nas áreas de risco. A temperatura não deve ultrapassar os 22°C, enquanto a umidade do ar se mantém elevada, acima dos 70%. Preocupado? É sempre bom ficar atento.
Mas, o que vem depois? A previsão para os próximos dias indica que a instabilidade vai continuar. Na segunda-feira (3), as nuvens e a pouca aparição do sol serão companheiras do paulistano. À tarde, prepare-se para chuvas mais fortes e, quem sabe, mais alagamentos. Porém, à noite as chuvas devem dar uma trégua. As temperaturas vão variar entre 17°C e 24°C.
O que esperar para os próximos dias?
Na terça-feira (4), finalmente, teremos um pouco mais de sol, mas não se engane. As nuvens estarão presentes e a possibilidade de chuva isolada entre a tarde e a noite não está descartada. A temperatura, lenta e gradualmente, deverá subir, oscilando entre 18°C ao nascer do dia e 26°C à tarde. Atualmente, a cidade permanece em estado de observação, de acordo com o CGE.
Por que o tempo está assim?
Essa condição climática é resultado de uma frente fria que se desloca lentamente pela região, trazendo umidade e chuvas expressivas. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de chuvas generalizadas que podem acontecer a qualquer hora, com maior intensidade prevista para entre a tarde e a noite de hoje.
Muito embora a frente fria comece a se afastar, a umidade proveniente da Amazônia continuará a alimentar esse padrão chuvoso em todo território paulistano. Assim, pancadas frequentes e fortes podem ocorrer, acompanhadas de raios, ventos fortes e consideráveis volumes de água em algumas regiões.
"A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas suscetíveis a deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores, diante das condições favoráveis a transtornos pontuais, especialmente em localidades com áreas de risco", aconselha a Defesa Civil.
Com informações da Agência Brasil