Se você planeja iniciar a semana com uma caminhada ao ar livre, é melhor conferir a previsão do tempo. A chuva está chegando com força em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. São ventos fortes, chuvas intensas e até mesmo tempestades, que prometem alterar a rotina de muita gente por aí.
Por outro lado, o Nordeste brasileiro está sob efeito de outra situação climática: calor intenso e baixa umidade relativa do ar. Se você mora ou pretende visitar essa região, prepare-se para lidar com temperaturas elevadas e pouca ou nenhuma chuva para refrescar.
O que esperar das tempestades?
Até quarta-feira, mais de 15 estados podem ser atingidos por ventos e chuvas intensas. O Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Tocantins estão sob alerta laranja. Espera-se um volume de chuva que pode atingir 100 milímetros em um único dia, além de ventos que chegam a até 100 quilômetros por hora.
Nesta segunda-feira, Brasília já registrou o maior volume de chuva do país, somando impressionantes 82 milímetros. Nossa meteorologista de plantão, Tatiana Paes, do Inmet, explica as previsões com mais detalhes.
“Em termos de chuva, toda faixa que varre, desde a região Norte, desde o estado do Amazonas, passando pelo Mato Grosso, pelo sul do Pará, pelo Centro-Oeste, e ali aquele ramo do Sudeste que pega São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro, a gente também tá com aviso, em função das chuvas intensas”.
Como enfrentar o clima no Sul do Brasil?
No Paraná, o primeiro fim de semana de novembro trouxe tempestades e queda de granizo. O meteorologista Reinaldo Kneib relata os impactos dessas tempestades, que incluíram alagamentos, enxurradas e ventos fortes, variando entre 60 km/h até 90 km/h, além da queda de granizo.
“Foi registrado um grande volume de precipitação, que culminou em alagamentos, inundações e enxurradas. Elevada incidência de trovoadas, raios. Ventos fortes, acima de 60 km/h e 90 km/h e também queda localizada de granizo”.
É possível escapar do calor no Nordeste?
Se você está no Nordeste, prepare-se para o que parece ser uma semana de calor intenso e baixa umidade do ar. Os estados de Maranhão, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba estão enfrentando umidade relativa do ar que cai entre 30% e 20%.
Nessa região, hidratação é a palavra de ordem, além de buscar locais frescos para amenizar as altas temperaturas.
Com informações da Agência Brasil