Imagine-se acordando em uma manhã de segunda-feira e percebendo que os ventos já começam a soprar mais fortes do que o normal. É exatamente essa a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje. Do litoral do Rio Grande do Sul ao Paraná, o clima promete instabilidade, trazendo ventos intensos e a possibilidade de novas pancadas de chuva isoladas, especialmente após um fim de semana já bem movimentado por precipitações intensas.
E não para por aí. As Regiões Centro-Oeste e Sudeste também entram na dança da chuva, com pancadas de intensidade moderada a forte previstas em boa parte desses locais, exceto nas partes norte de Minas Gerais e Espírito Santo. A frente fria que se desloca pelo país está por trás deste cenário, destacando-se principalmente no Sul, onde a Defesa Civil de Santa Catarina já se prepara para manter a vigilância contínua.
O ciclone extratropical e seus efeitos
Você já ouviu falar de ciclone extratropical? Pois bem, em alto mar, distante da nossa costa, a formação de um está favorecendo a intensificação dos ventos ao longo da costa sul, com rajadas de até 60 km/h. Nesse cenário, entre o Meio-Oeste e o litoral catarinense, o risco de ocorrência de alagamentos e enxurradas não pode ser descartado.
Como está o tempo no Sudeste?
Com os olhares voltados para o Sudeste, especialmente no Espírito Santo e no Norte do estado do Rio de Janeiro, é esperada a chegada de chuvas volumosas até a próxima quarta-feira. Os acumulados expressivos estendem-se também para o interior paranaense e a porção leste de Minas Gerais, obrigando a todos a se prepararem para dias de céu cinzento e aguaceiros.
Quando o clima melhora?
Temos que aguentar firme até, pelo menos, quinta-feira. No Norte do Brasil, a história se repete com pancadas de chuva esperadas em locais como Belém do Pará, mas calma, nem tudo são nuvens negras. Uma trégua está prevista para o meio da semana, trazendo alívio e um pouco de sol para brilhar novamente.
E no Nordeste?
Já no Nordeste, em regiões como São Luís, no Maranhão, prepare-se para um início de semana encoberto, mas que deverá abrir espaço para melhoras no tempo ao longo de terça-feira. Com a previsão prestes a clarear, fica a dica: programe-se para um dia de guarda-chuva, mas já com uma janela aberta para dias mais tranquilos.
Com informações da Agência Brasil