Você sabia que cerca de 6,5 milhões de brasileiros que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 nas primeiras semanas estão prestes a fechar as contas com o Leão? A Receita Federal anunciou que nesta segunda-feira, liberará o segundo lote de restituição do Imposto de Renda, o maior de todos os tempos em número de contribuintes e em valor. Além disso, este lote inclui também restituições de anos passados que ainda estavam pendentes.
No total, 6.545.322 contribuintes vão receber um montante significativo de R$ 11 bilhões que, segundo a Receita, será direcionado com prioridade para determinados contribuintes.
Quem tem prioridade na restituição do IR 2025?
Quer saber se você está entre os que receberão a restituição do Imposto de Renda? O governo dividiu as restituições de acordo com algumas categorias prioritárias:
- Cerca de 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e fizeram a opção de receber a restituição via Pix;
- 1.044.585 contribuintes com idades entre 60 a 79 anos;
- 496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 148.090 contribuintes acima de 80 anos;
- 91.363 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Desde o dia 23, você já pode consultar se está nesse segundo lote de restituições. A consulta está disponível no site da Receita Federal. Basta ir em “Meu Imposto de Renda” e depois clicar em “Consultar a Restituição”. Você também pode usar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
E se sua restituição não for depositada?
Os pagamentos serão feitos diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração. Caso você não esteja na lista, é hora de acessar o e-CAC para tirar um extrato da declaração. Encontrou algum erro? Corrija a declaração e aguarde para que ela entre nos próximos lotes.
Como resgatar sua restituição não creditada?
E se, por acaso, a restituição não for creditada — talvez porque a conta foi desativada —, o Banco do Brasil mantém os valores disponíveis para retirada por um ano. Você pode agendar o crédito novamente em qualquer conta de sua titularidade pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Se após um ano o dinheiro não for resgatado, ainda há a opção de solicitá-lo entrando no Portal e-CAC pelo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. Não perca essa oportunidade!
Com informações da Agência Brasil