O grupo LATAM anunciou uma importante parceria com a Embraer. No centro dessa aliança, está a aquisição de 24 aeronaves, com um plano audacioso de expandir a frota com mais 50 aviões. A grande estreia das novas aeronaves está marcada para o segundo semestre de 2026. Com um investimento robusto de US$ 2,1 bilhões, o modelo E195-E2 promete transformar as operações regionais, ligando pontos importantes da América do Sul, como São Paulo a Lima.
O CEO da LATAM, Roberto Alvo, destacou a eficiência do Embraer E195-E2 como pilar estratégico para a expansão da empresa, enfatizando sua versatilidade e capacidade de abrir novos destinos. Segundo Alvo, "a decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social".
Como a Frota da LATAM Está Evoluindo?
Com aeronaves já consagradas da Boeing e Airbus, a LATAM reforça sua frota com a Embraer, fabricante brasileira reconhecida por seus jatos comerciais de até 150 assentos. Essa aliança não só fortalece a malha aérea da companhia, como também a da indústria aeronáutica nacional, em parceria com gigantes do setor.
Qual é o Impacto Econômico Dessa Compra?
A notícia foi recebida com entusiasmo pelo governo brasileiro. De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a compra destas aeronaves "consolida a Embraer como uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo e fortalece nossa indústria e nosso setor aéreo. Mais emprego, renda e desenvolvimento para o Brasil". O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o investimento vai gerar mais de 2 mil empregos diretos, além de fortalecer o turismo de negócios e lazer no Brasil.
Quais são os Benefícios para a LATAM e a Embraer?
Com a suspensão da taxa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, a Embraer se vê agora em uma posição ainda mais competitiva no mercado internacional.
As companhias estão vivenciando uma onda positiva no mercado financeiro: as ações da Embraer valorizaram 4,63% na B3 e 4,02% em Nova York. Já a LATAM experimentou um aumento de 0,95% na Bolsa de Nova York, sinalizando a confiança do mercado nessa nova empreitada.
Esse movimento da LATAM e da Embraer nos convida a refletir sobre as perspectivas movimentadas do setor aeronáutico e os avanços econômicos que ambas as empresas podem oferecer ao país e ao continente sul-americano.
Com informações da Agência Brasil