A partir das 10h desta terça-feira (23), a Receita Federal libera a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025. Esse é um momento importante para os contribuintes que regularizaram pendências ou transmitiram suas declarações fora do prazo. Apesar dos desafios do período de declaração, esta é a hora de verificar se o seu nome está nessa lista e ficar de olho na sua conta corrento para receber o tão esperado dinheiro.
Mas o que isso significa para você, que está ansioso por essa restituição? Bom, é uma oportunidade de colocar as contas em dia, investir aquele dinheiro ou quem sabe dar uma folga no orçamento doméstico. Ao todo, são 387.277 contribuintes recebendo uma quantia de R$ 1.035.303.774. E aí, curioso para saber se está entre eles?
Como saber se sua restituição foi liberada?
Se você está ansioso para saber se sua restituição foi liberada, a consulta é bem simples e pode ser feita de forma online. Basta acessar a página da Receita Federal e procurar pela seção "Meu Imposto de Renda". Ali, você encontrará o botão "Consultar a Restituição". Além disso, também é possível acessar essa informação pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tanto para tablets quanto para smartphones.
Quando o pagamento será realizado?
O pagamento para aqueles que estão na lista será efetuado no dia 30 de setembro. Os valores serão depositados na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF que você informou na declaração do Imposto de Renda. É importante ficar atento à sua conta para não perder essa movimentação.
O que fazer se você não estiver na lista?
Caso não encontre seu nome na lista, não se preocupe. Isso pode acontecer por alguma pendência na declaração. Para solucionar isso, você deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da sua declaração. Ao identificar alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora. Quem sabe, no próximo lote, sua restituição será liberada.
E se o valor não cair na sua conta?
Há situações em que o valor da restituição não é depositado na conta informada. Se isso ocorrer, por exemplo, se você tiver desativado essa conta, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Você pode agendar o crédito para qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades e 0800-729-0088 para deficientes auditivos.
Perdeu o prazo de resgate?
Se o prazo de um ano se passar e você não resgatar o valor, o procedimento será requerido no Portal e-CAC. No site, encontra-se a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária" dentro do menu "Declarações e Demonstrativos" em "Meu Imposto de Renda". Portanto, é importante não deixar esse tempo passar para assegurar que você receba o que lhe é devido.
Com informações da Agência Brasil