A Toyota, gigante automotiva, anunciou que vai retomar gradualmente a produção de veículos no Brasil a partir do início de novembro. As fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo, serão as primeiras a reabrir. Entretanto, a unidade de Porto Feliz, responsável pela produção de motores, ainda aguarda para definir uma data concreta para reativar suas operações. Essa paralisação foi desencadeada por um vendaval que causou danos significativos à fábrica de Porto Feliz em setembro.
Você deve estar se perguntando como a Toyota planeja contornar os desafios e restabelecer suas operações no Brasil. Bem, a estratégia é importar motores e peças de outras fábricas no exterior. A principal meta agora é retomar a produção das versões híbridas do Corolla e Corolla Cross, que serão destinadas tanto ao mercado interno quanto à exportação. Assim, a montadora pretende recuperar o volume de veículos não produzidos entre setembro e outubro.
O que vai acontecer com os trabalhadores?
Com a reativação das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, a Toyota decidiu que o lay-off – suspensão temporária de contrato – será aplicado apenas aos trabalhadores da unidade de Porto Feliz. Já os operários das outras duas fábricas retornarão ao trabalho em 21 de outubro, após as férias emergenciais.
Quando a produção normal será restabelecida?
A Toyota informou que apenas em janeiro de 2026 a produção de veículos com motores convencionais será retomada. Isso vale para os carros destinados tanto ao mercado brasileiro quanto ao exterior, abrangendo a linha atual – Corolla, Corolla Cross e o Yaris Hatch, que é produzido exclusivamente para exportação.
Por enquanto, não há previsão sobre quando um novo modelo, o Yaris Cross, será lançado, o que deixa os aficionados por carros na expectativa sobre as novidades futuras da montadora.
Com informações da Agência Brasil