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ECONOMIA

Modelo do Porto de Paranaguá deve inspirar mais leilões, diz ministro

Imagine um cenário onde os portos brasileiros estão prestes a passar por uma transformação radical, prometendo inovações que impactam diretamente no setor logístico e econômico do país. Isso é exatamente o que está acontecendo com o modelo de concessão ad

22/10/2025

22/10/2025

Imagine um cenário onde os portos brasileiros estão prestes a passar por uma transformação radical, prometendo inovações que impactam diretamente no setor logístico e econômico do país. Isso é exatamente o que está acontecendo com o modelo de concessão adotado para o canal do Porto de Paranaguá, que já está inspirando novas estratégias para outros portos importantes, como os de Santos, Itajaí e Salvador.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou este modelo como uma referência que pode ser adotada para futuras concessões. Durante uma conferência em São Paulo, ele deixou claro que há um planejamento sólido para que, até abril do próximo ano, esses três portos passem por leilões semelhantes. A expectativa é gigantesca, especialmente considerando que são projetados mais de R$ 8 bilhões em investimentos.

Por que o modelo de concessão do canal de Paranaguá é tão inovador?

O leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, realizado recentemente, não foi apenas um marco por ser o primeiro de seu tipo no Brasil. A inovação se mostra em detalhes como a transferência da responsabilidade de dragagem, atualmente nas mãos dos portos públicos, para a concessionária que assumir o canal. Essa mudança promete não apenas ampliar a profundidade do canal, mas também gerar previsibilidade e segurança jurídica para as operações.

O que levou o Consórcio Canal Galheta Dragagem à vitória?

A competitividade foi alta no leilão, com uma disputa acirrada que incluiu 18 lances. O consórcio vitorioso, Canal Galheta Dragagem, destacou-se ao oferecer 12,63% de desconto na tarifa de referência. Com uma oferta final de R$ 276 milhões, eles venceram outros três concorrentes, saindo com o projeto em mãos que promete revolucionar a logística do Porto de Paranaguá.

Qual o impacto dessa mudança para o setor portuário?

Esse leilão pioneiro marca início de uma nova era para o Brasil no que diz respeito às concessões portuárias. A nova modelagem está desenhada para não apenas trazer modernidade e eficiência, mas também para oferecer vantagens econômicas significativas, como a redução de tarifas em quase 12,7%, segundo o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Isso beneficia diretamente os exportadores que usam o Porto de Paranaguá, impactando inclusive no custo do frete.

Porto de Paranaguá

Com esses desenvolvimentos, o Brasil posiciona-se para oferecer uma infraestrutura melhorada que promete recuperar a competitividade do setor portuário e benefício aos usuários de seus serviços. Cabe observar os desdobramentos desse modelo para outros portos nacionais.



Com informações da Agência Brasil

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