A tão aguardada convocação da seleção brasileira masculina de futebol finalmente aconteceu. O técnico Carlo Ancelotti, nesta segunda-feira (3), anunciou os convocados para os amistosos finais de 2025, contra Senegal e Tunísia. Esses jogos, marcados para os dias 15 e 18 de novembro, acontecerão na Europa, e tanto Senegal quanto Tunísia já estão classificados para a Copa do Mundo de 2026. Entre as novidades, está o lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, enquanto Vitor Roque, do Palmeiras, e Fabinho, do Al-Ittihad, retornam à seleção após um tempo ausentes.
Em suas palavras, “Creio que nos últimos jogos mudamos muito a equipe para fazer testes. É sempre positivo, é uma evolução que temos que fazer. Acho que os testes saíram bem. Tenho mais conhecimento dos jogadores, não conhecia muito. Vamos fazer esse tipo de mudança na Data Fifa de novembro. Acho que vou ter uma equipe mais definida, nos dois jogos.” Ancelotti não poupou elogios a seus escolhidos, destacando especialmente os sete jogadores do Campeonato Brasileiro incluídos na lista.
Qual é a estratégia de Ancelotti para esses amistosos de novembro?
Nestes dois últimos confrontos do ano, Ancelotti busca consolidar um elenco mais definido. A inclusão de jogadores como Fabinho, Luciano Juba e Vitor Roque representa não apenas uma oportunidade de avaliação, mas um reconhecimento ao bom desempenho nos clubes. O treinador deixou claro que a convocação de atletas do campeonato local é um reflexo do alto nível apresentado na competição brasileira.
Por que Fabrício Bruno foi convocado novamente?
Sob a ótica de Ancelotti, mesmo após erros cometidos na derrota para o Japão, Fabrício Bruno (Cruzeiro) foi chamado de volta. O treinador explica que suas decisões não se baseiam em falhas pontuais, mas no desempenho geral ao longo dos jogos. Segundo ele, “Temos confiança nele, nas suas características. Creio que, em geral, o erro é um bom momento para aprender.”
Como será a preparação para a Copa do Mundo de 2026?
Com a proximidade da Copa do Mundo no Canadá, México e Estados Unidos, a seleção brasileira, liderada por Ancelotti, terá mais duas Datas Fifa em 2026 para afinar sua preparação. Em março, a equipe se enfrentará contra adversários europeus nos EUA, seguidos por um período de treinos no Brasil e um último amistoso antes do Mundial.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
O que esperar da seleção brasileira até o Mundial?
Com menos de seis meses para a Copa, o técnico italiano ainda não definiu a lista final de jogadores que irão ao Mundial. Conforme Ancelotti, “Acredito que quanto mais tempo passo com os jogadores, mais próximos estamos do que pode ser a lista definitiva.” Ele aponta que as próximas etapas, sobretudo as de março, serão cruciais, considerando possíveis lesões e desempenhos individuais.
Convocados
GOLEIROS
- Bento - Al-Nassr
- Ederson - Fenerbahçe
- Hugo Souza - Corinthians
DEFENSORES
- Alex Sandro - Flamengo
- Caio Henrique - Mônaco
- Danilo - Flamengo
- Éder Militão - Real Madrid
- Fabrício Bruno - Cruzeiro
- Gabriel Magalhães - Arsenal
- Luciano Juba - Bahia
- Marquinhos - Paris Saint Germain
- Paulo Henrique - Vasco da Gama
- Wesley - Roma
MEIO-CAMPISTAS
- Andrey Santos - Chelsea
- Bruno Guimarães - Newcastle
- Casemiro - Manchester United
- Fabinho - Al-Ittihad
- Lucas Paquetá - West Ham
ATACANTES
- Estêvão - Chelsea
- João Pedro - Chelsea
- Luiz Henrique - Zenit
- Matheus Cunha - Manchester United
- Richarlison - Tottenham
- Rodrygo - Real Madrid
- Vinicius Jr. - Real Madrid
- Vitor Roque - Palmeiras
Com informações da Agência Brasil