30° 27° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Esportes

COB anuncia os atletas que serão homenageados este ano no Hall da Fama

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) trouxe uma notícia que enche de orgulho todo amante do esporte: cinco atletas serão homenageados no Hall da Fama do COB. E dentre os homenageados, estão figuras lendárias como Oscar Schmidt, o maior cestinha olímpico do b

09/01/2026

09/01/2026

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) trouxe uma notícia que enche de orgulho todo amante do esporte: cinco atletas serão homenageados no Hall da Fama do COB. E dentre os homenageados, estão figuras lendárias como Oscar Schmidt, o maior cestinha olímpico do basquete, e a famosa dupla do vôlei de praia, Ricardo Santos e Emanuel Rego. E não para por aí! Também foram lembrados Alexandre Welter e Lars Björkström, que conquistaram para o Brasil o primeiro ouro olímpico na vela durante os Jogos de Moscou em 1980.

Esses astros do esporte foram escolhidos por uma comissão avaliadora e deixarão a marca de seus feitos literalmente marcada, com moldes de suas mãos e pés eternizados. A cerimônia, cuja data e local ainda serão revelados, promete ser um tributo à altura dos gigantes que continuam a inspirar gerações. A entrada deles para o Hall da Fama é uma forma de manter vivas as suas histórias e contribuições para o esporte olímpico do nosso país, como destacou Marco La Porta, presidente do COB.

Quem são os homenageados e o que eles fizeram para merecer essa honra?

Oscar Schmidt - basquete
Conhecido como "Mão Santa", Oscar Schmidt é uma lenda do basquete mundial. Com uma trajetória impressionante, participou de cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos - Moscou 1980, Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996 - e marcou mais de mil pontos, um recorde na competição. Oscar está no Hall da Fama tanto da Federação Internacional de Basquete (Fiba) quanto da NBA, mesmo sem nunca ter jogado na liga norte-americana. Sua habilidade excepcional e pontaria certeira marcaram uma era no basquete brasileiro e internacional.

Como Ricardo Santos e Emanuel Rego marcaram a história do vôlei de praia?

Ricardo Santos e Emanuel Rego - vôlei de praia
Esses dois nomes são sinônimos de sucesso no vôlei de praia. Ricardo e Emanuel conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e um bronze em Pequim 2008. Além disso, foram campeões mundiais em 2003, venceram várias etapas do circuito mundial e garantiram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Eles não apenas colecionaram títulos, mas também elevaram o vôlei de praia brasileiro a um novo patamar de reconhecimento mundial.

Por que Alex Welter e Lars Björkström são tão importantes?

Alex Welter e Lars Björkström - vela
Os pioneiros do ouro olímpico brasileiro na vela, Alex Welter e Lars Björkström, abriram caminho para futuras gerações ao conquistarem a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Moscou em 1980. Com essa vitória histórica na classe Tornado, eles não só quebraram um jejum de 24 anos sem pódios olímpicos como também se tornaram ícones no esporte. Mesmo após encerrar suas carreiras, continuaram apoiando o Movimento Olímpico, sendo ativos até mesmo nas Olimpíadas Rio 2016 como voluntários.

Estas são as histórias de coragem, perseverança e incríveis conquistas que o COB decidiu eternizar em seu Hall da Fama. Histórias que continuarão a inspirar futuras gerações no esporte brasileiro.



Com informações da Agência Brasil

Tags