Em mais um relatório polêmico, a Human Rights Watch (HRW) lançou sérias acusações contra o governo dos Estados Unidos (EUA), denunciando manipulações e inverdades em seu relatório anual sobre direitos humanos. O documento, divulgado nesta terça-feira (12), aponta para a ocultação de violações de direitos em países aliados dos EUA, como El Salvador, Hungria e Israel, incluindo até mesmo o Brasil.
A HRW destacou que a edição deste ano do relatório do Departamento de Estado omitira violações de direitos, principalmente nos governos favorecidos pela Casa Branca, enquanto exagerava problemas em nações rivais.
Por que o relatório da HRW está causando tanta polêmica?
Segundo Sarah Yager, diretora da HRW em Washington, o relatório se transformou em um "exercício de encobrimento e enganação". Ela critica como o governo Trump usou o relatório para minimizar abusos em locais onde chancelas se fecharam favoravelmente aos EUA, atacando adversários para reforçar suas agendas políticas.
Yager enfatiza que, além de excluir violações relacionadas a grupos minoritários como mulheres e LGBTQIA+, o relatório parece favorecer autocratas e minimizar graves violações de direitos humanos.
Como o Brasil foi retratado neste relatório?
O documento aponta uma suposta deterioração no cenário de direitos humanos no Brasil. As alegações incluem acusações de "violação da liberdade de expressão", ligadas a ações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra grupos que desafiam a legitimidade do sistema eleitoral.
Ironicamente, o relatório sugere que o governo brasileiro está minando "o debate democrático", censurando discursos que poderiam minar o próprio sistema que protege. Mas analistas, como Pedro Kelson do Washington Brazil Office, desaprovam essa visão, considerando-a uma distorção da realidade.
Qual a situação dos direitos humanos em Israel segundo o relatório?
Em Israel, o relatório é acusado de ocultar deslocamentos forçados de palestinos e a utilização da fome como arma de guerra. Outras críticas se dirigem às falhas do documento em abordar questões de assistência humanitária e infraestrutura na Faixa de Gaza.
E quanto a El Salvador e sua relação com os EUA?
Em El Salvador, apesar das denúncias de organismos internacionais sobre abusos e prisões arbitrárias, o governo dos EUA pintou um quadro limpo, provavelmente devido às relações estreitas entre Trump e o presidente salvadorenho, Nayib Bukele. A proximidade entre os países é estratégia para fins mútuos de imigração e negociação financeira.
Como Hungria e África do Sul são apresentadas no relatório?
Na Hungria, o documento foi criticado pela HRW por ignorar o crescente ataque às instituições democráticas e aos direitos das minorias. Já na África do Sul, a introdução da nova lei de terras gerou polêmica ao permitir desapropriação sem indenização, suscitando acusações de "piora significativa" nas condições dos direitos humanos.
Essas questões levantadas pela HRW realçam o que consideram uma tentativa de manipulação dos relatórios de direitos humanos, sendo vistas como uma manobra política mais do que uma busca sério por justiça. Resta saber como a comunidade internacional responderá a essas acusações e qual impacto real elas terão.
Com informações da Agência Brasil