24° 23° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Presidente mexicana é vítima de assédio nas ruas da Cidade do México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, passou por uma situação perturbadora e preocupante ao sofrer um assédio sexual enquanto passeava pelo centro histórico da Cidade do México. O incidente, que ocorreu na última terça-feira (4), aconteceu a poucos m

05/11/2025

05/11/2025

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, passou por uma situação perturbadora e preocupante ao sofrer um assédio sexual enquanto passeava pelo centro histórico da Cidade do México. O incidente, que ocorreu na última terça-feira (4), aconteceu a poucos metros do Palácio Nacional, um lugar que representa a história e o poder político do país. Durante o ocorrido, um homem se aproximou da presidente de forma inapropriada, tentando beijá-la no pescoço sem seu consentimento.

Imagens do incidente circulam pela internet, mostrando o momento exato em que o homem, aparentemente embriagado, tentou abordá-la. A situação tensionou Claudia Sheinbaum, mas sua equipe de segurança agiu rapidamente, detendo o agressor. Como muitos acompanharam através de vídeos, o momento foi claramente estressante para a presidente, que estava no trajeto para um evento importante: o primeiro encontro nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior, realizado nas instalações do Ministério da Educação Pública (SEP).

O que aconteceu após o incidente?

Depois do incidente, o homem, identificado como Uriel Rivera Martínez, foi preso pelas autoridades. Após a detenção, ele foi encaminhado para a Procuradoria da Cidade do México para Crimes Sexuais, onde enfrentou as consequências de suas ações. Esse episódio traz à tona questões críticas sobre segurança, especialmente em locais públicos, e o impacto constante do assédio sexual sobre as mulheres.

Quais são os números do assédio no México?

Dados alarmantes do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi) revelam o quanto a violência contra a mulher é prevalente no México. Mais de 70% das mulheres mexicanas acima dos 15 anos relataram ter sofrido pelo menos um tipo de violência, seja ela psicológica (52%), física (35%) ou sexual (48%). Entretanto, a situação pode ser ainda mais crítica. Organizações e autoridades alertam sobre a subnotificação desses casos, estimando que mais de 90% dos incidentes não são denunciados.

Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Com informações da Agência Brasil

Tags