32° 28° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Brasil vai doar à Venezuela insumos para tratamento de hemodiálise

Um avião venezuelano pousará no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta-feira, trazendo esperança em forma de 40 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares doados pelo Brasil. Esse é apenas o começo de uma grande operação de apoio, que tot

08/01/2026

08/01/2026

Um avião venezuelano pousará no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta-feira, trazendo esperança em forma de 40 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares doados pelo Brasil. Esse é apenas o começo de uma grande operação de apoio, que totalizará 100 toneladas enviadas às terras venezuelanas nas próximas semanas. Mas por que essa iniciativa é tão importante, e como ela beneficia a relação entre os dois países? Fique com a gente e descubra.

Desde que um ataque dos Estados Unidos destruiu o maior centro de distribuição de medicamentos da Venezuela, o país enfrenta dificuldades críticas, especialmente no tratamento de pacientes que dependem de hemodiálise. Sensível a essa situação, o Brasil estendeu a mão com uma doação maciça.

Como as doações brasileiras ajudam a Venezuela?

Os insumos essenciais — entre eles medicamentos de uso contínuo, filtros, linhas arterial e venosa, cateteres e soluções — foram gentilmente doados por hospitais universitários e filantrópicos de todo país. Essas doações emergenciais buscam aliviar a carência médica enfrentada pela população venezuelana.

O Brasil é afetado pela ajuda à Venezuela?

Conforme o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou, essas doações não prejudicam os brasileiros que dependem do SUS. A segurança dos estoques nacionais está garantida, mostrando que a solidariedade pode caminhar lado a lado com a gestão eficiente dos recursos. Vamos explorar por que essa movimentação é, na verdade, benéfica para todos os envolvidos.

O que o Brasil ganha ajudando a Venezuela?

Esse gesto de generosidade não é unilateral. Vale lembrar que, em plena pandemia da Covid-19, a Venezuela enviou 130 mil metros cúbicos de oxigênio para socorrer os brasileiros em Manaus, no Amazonas. A cooperação entre nações irmãos é a chave para superar adversidades.

Como está a situação na fronteira Brasil-Venezuela?

Para garantir o bem-estar dos imigrantes venezuelanos que cruzam a fronteira, o governo brasileiro desenvolveu estratégias para reforçar o atendimento. No entanto, até agora, não houve necessidade de aumentar as equipes de saúde que operam em Roraima, uma indicação de que as medidas atualmente implementadas têm sido eficazes.



Com informações da Agência Brasil

Tags