29° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
Saúde

5 mitos e verdades sobre manchas nos dentes

Você já se deu conta de como um sorriso bonito pode fazer maravilhas pela sua confiança? Pois é, a American Academy of Cosmetic Dentistry revela que mais de 80% dos adultos sentem que dentes amarelados afetam significativamente sua autoestima. E vamos com

Redação EdiCase Redação EdiCase

17/10/2025

Redação EdiCase
Redação EdiCase

17/10/2025

Você já se deu conta de como um sorriso bonito pode fazer maravilhas pela sua confiança? Pois é, a American Academy of Cosmetic Dentistry revela que mais de 80% dos adultos sentem que dentes amarelados afetam significativamente sua autoestima. E vamos combinar, ninguém gosta de se sentir assim, não é mesmo? Por isso, saber o que está por trás das manchas nos dentes é crucial para mantermos aquele sorriso de dar inveja.

"A cor dos dentes é influenciada por diversos fatores, desde o tipo de alimentação até hábitos diários de higiene e consumo. Existem alimentos e bebidas com alta concentração de pigmentos e substâncias chamadas cromógenos, que se aderem ao esmalte e causam manchas com o tempo, principalmente quando o pH da boca está mais ácido", explica o dentista Dr. Paulo Yanase, da Oral Sin, rede de clínicas especializadas em implantes dentários. Então, ficamos sem saída? Nada disso! Vem descobrir como enfrentar esse problema.

Café e vinho tinto são vilões para os dentes?

Verdade. Quem não ama um café quentinho ou uma taça de vinho, não é mesmo? O problema é que essas bebidas têm pigmentos que se agarram ao esmalte dos dentes, principalmente se consumidas com frequência. A dica é: modere o consumo e, sempre que puder, dê um gole de água depois de saboreá-los.

Frutas ácidas realmente clareiam os dentes?

Mito. Você pode até sentir aquela sensação de limpeza, mas não se deixe enganar. Frutas como limão e abacaxi, devido ao seu ácido, podem corroer o esmalte, deixando seus dentes mais sensíveis e propensos a manchas. Moderação é a palavra e, logo após, um bom enxágue com água.

5 mitos e verdades sobre manchas nos dentes
A nicotina do cigarro causa manchas amareladas ou acastanhadas que são difíceis de remover apenas com escovação (Imagem: Kulkova Daria | Shutterstock).

Cigarro é realmente prejudicial para a cor dos dentes?

Verdade. Desculpe os fumantes, mas o cigarro não é nada amigo dos seus dentes. A nicotina e o alcatrão grudam no esmalte, criando manchas amareladas ou acastanhadas, difíceis de eliminar só com escovação.

Escovar os dentes imediatamente após consumir bebidas ácidas funciona?

Mito. Pensa que escovar os dentes logo depois de tomar café ou refrigerante resolve? Pense de novo. O esmalte dental fica amolecido temporariamente, e escovar nesse momento pode desgastá-lo ainda mais. O truque é esperar uns 30 minutinhos ou simplesmente dar uma enxaguada com água para neutralizar o pH.

Receitas caseiras para clarear os dentes funcionam mesmo?

Mito. Você pode até achar que receitas caseiras com limão, bicarbonato ou carvão são a solução mágica, mas cuidado! Elas provocam desgaste e sensibilidade. O clareamento dental supervisionado e a limpeza profissional são alternativas seguras e eficazes para restaurar a cor natural dos seus dentes, sugere o Dr. Yanase.

Quer prevenir manchas nos dentes? Saiba como!

Prevenir é sempre melhor, não é? Segundo o Dr. Yanase, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com um creme dental fluoretado, usar fio dental diariamente e visitar seu dentista são hábitos que fazem toda a diferença para a saúde do seu esmalte dentário.

Por Daniela Begas

Tags