Um adeus memorável a Mãe Carmen de Oxaguian, uma das figuras mais respeitáveis do candomblé, acontece no Terreiro do Gantois, em Salvador. Por 23 anos, ela conduziu a casa com maestria e dedicação, e sua partida marca um momento de profunda comoção entre familiares e amigos.
Mãe Carmen, a filha mais nova da lendária Mãe Menininha do Gantois, foi hospitalizada há duas semanas devido a uma gripe. Neste sábado, seus admiradores se reunirão para um último adeus no cemitério Jardim da Saudade, a partir das 11h. Ela deixa duas filhas, três netos e quatro bisnetos, além de uma vasta família espiritual.
Como Mãe Carmen influenciou suas gerações de filhos de santo?
A ialorixá Mãe Carmen não só criou uma família biológica amorosa, como também acolheu muitos filhos e filhas de santo. Entre eles, Thiago Coutinho destaca seu legado de acolhimento, resistência e espiritualidade: "Como uma boa filha de Oxaguian, mãe Carmen sempre esteve disposta para a boa guerra... pela paz", diz. Para o candomblé, "não se morre, se ancestraliza", perpetuando seu impacto através das gerações.
"Nós rendemos todas as nossas homenagens a esta grande guerreira que volta para o Orum, mas continua sendo um grande farol a nos iluminar a nos conduzir." - Thiago Coutinho
Que qualidades distinguem Mãe Carmen entre os líderes espirituais?
Referência em outras casas de axé, Mãe Carmen era elogiada por sua diplomacia e elegância. A escritora e ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Cléo, lembrou como sua memória incrível e postura assimilavam a de uma "rainha da Inglaterra": "Ela governava o Gantois com muita seriedade." Sua presença marcante influenciou muitos ao longo dos anos.
"A elegância, a inteligência rápida, os olhos vivos... uma pessoa que foi feita, assim como a rainha da Inglaterra, para ser impressionantemente diplomata." - Mãe Cléo
Como a espiritualidade do candomblé se fortalece com essa perda?
Para Mameto Kamurici, do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, a morte de Mãe Carmen representa um renascimento eterno, um chamado para união e continuidade do legado. "É um dia de muito sentimento, reflexão... o momento de todos nós nos unirmos," diz, enfatizando a importância do apego à ancestralidade num evento tão transformador.
"Transformem em luz, continuando iluminando todo o legado do Gantois." - Mameto Kamurici
Por que a morte de Mãe Carmen ressoou entre políticos e artistas?
Importantes figuras políticas e artísticas expressaram seu pesar pela partida de Mãe Carmen. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, destacaram sua influência na cultura afro-brasileira. Nas artes, Maria Bethânia prestou homenagem com uma imagem usada em seu show, enquanto Regina Casé lamentava a perda do acolhimento da ialorixá que tanto frequentava.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, a descreveu como uma "mulher de sabedoria e amor ao próximo". É evidente que a trajetória de Mãe Carmen deixou marcas profundas e inesquecíveis, que continuarão a inspirar muitos por anos a fio.
Com informações da Agência Brasil