Se você, como muitos brasileiros, caiu na malha fina do Imposto de Renda, há boas notícias. Nesta sexta-feira, dia 21, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote da malha fina de fevereiro a partir das 10h. Esse lote inclui também restituições residuais de anos anteriores. Será que sua restituição está entre elas?
Mais de 249 mil contribuintes regularizaram suas pendências e agora terão a chance de verificar se estão na lista de reembolso. Na verdade, 214.310 contribuintes receberão no total R$ 494,09 milhões. Destes, um montante de R$ 296,95 milhões será destinado a pessoas com prioridade no reembolso. Mas o que isso significa para você?
Quem tem prioridade na restituição de malha fina?
A Receita Federal definiu um grupo prioritário: aqueles que se anteciparam e usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber a restituição via Pix. Neste grupo estão 138.164 pessoas. Além disso, também têm prioridade contribuintes entre 60 e 79 anos, professores cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes com deficiência ou doença grave, e indivíduos acima dos 80 anos. Mas e você, se enquadra em alguma dessas categorias?
Quem mais receberá restituição?
Além do grupo prioritário, a Receita também cuidará de 30.867 contribuintes que, mesmo sem prioridade, acertaram suas contas e saíram da malha fina. Se você esteve entre aqueles que regularizaram a situação e não estão no grupo prioritário, pode ser um desses contemplados.
Como saber se você está na lista?
Para descobrir se sua restituição está a caminho, você pode acessar a página da Receita Federal no site oficial. Clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição". Tudo pode ser feito também pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Restituição: Quando e como será pago?
O seu reembolso será liberado em 28 de novembro diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF que você informou na declaração. E se, por acaso, algo der errado e sua restituição não for depositada?
Nesse caso, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano. Portanto, você precisa estar atento. Especialmente, poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
E se o prazo de resgate passar?
Fique atento: se você não resgatar a restituição em até um ano, deverá solicitá-la novamente através do Portal e-CAC. No site, você acessa o menu "Declarações e Demonstrativos", depois "Meu Imposto de Renda", e clicando em "Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária".
Com informações da Agência Brasil