O Brasil brilhou mais uma vez no cenário internacional do Taekwondo! Em um feito notável, a paulista Milena Titoneli conquistou a medalha de prata no Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, na China. A participação de Milena aumentou o número de pódios do Brasil no evento, sendo a terceira vez que ela sobe ao pódio nesta competição. Na disputa acirrada da final, Milena enfrentou a húngara Luana Márton e foi superada por 2 rounds a 1. Essa medalha de prata se junta ao currículo já impressionante da atleta, que anteriormente havia conquistado bronze nos Mundiais de 2019 em Manchester e em 2022 em Guadalajara. O evento deste ano promete ainda mais emoções e você pode acompanhar tudo ao vivo no site da Federação Internacional, a World Taekwondo.
Nascida em São Caetano do Sul, SP, Milena Titoneli, aos 27 anos, já deixou sua marca na temporada com vitórias no Aberto do Rio de Janeiro em maio e no Aberto da Polônia em setembro, onde, curiosamente, derrotou exatamente Luana Márton na final.
Por que a campanha brasileira no Mundial de Taekwondo é histórica?
A campanha brasileira já é considerada histórica, como destaca Henrique Precioso, diretor técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). "A gente não conta por quantidade, é pelo valor da medalha. Ontem já tínhamos nossa melhor campanha com os dois ouros de Henrique e Maria Clara", comentou. Esta edição em Wuxi superou a de Madri (2005), que teve um ouro e uma prata, e a de Manchester, que teve cinco pódios, mas nenhum ouro.
Quem mais conquistou medalhas para o Brasil neste ano?
Além de Milena, o Brasil conquistou dois ouros nesta edição do Mundial. Henrique Matos fez história ao se tornar o primeiro lutador homem do país a conquistar ouro no mundial, competindo na categoria de 80 kg. Outra vitória memorável foi de Maria Clara Pacheco, campeã na categoria dos 57 kg, quebrando um jejum de 20 anos para o Brasil desde o primeiro ouro feminino de Natália Falavigna em 2005.
Quais são as próximas lutas dos brasileiros?
Fique de olho nas próximas lutas com brasileiros que prometem trazer mais emoção e, quem sabe, mais medalhas. Não perca as disputas nos seguintes dias:
- De 28/10 para 29/10:
- Masculino - até 58kg - Paulo Ricardo Souza de Melo (RJ)
- Feminino - até 62kg: Celydiene Kristina Carneiro (SP)
- De 29/10 para 30/10:
- Masculino - até 74kg - Edival Marques Quirino Pontes (PB)
- Feminino - até 53 kg - Nívea Maria Barros da Silva (RN)
Com informações da Agência Brasil