32° 21° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
Mundo

Venezuela aumentará tropas em estados para combater tráfico de drogas

A Venezuela anunciou um aumento significativo no número de tropas nos estados costeiros neste domingo (7). A medida visa combater o tráfico de drogas, especialmente após os Estados Unidos decidirem enviar mais dez caças a Porto Rico, com o objetivo de int

08/09/2025

08/09/2025

A Venezuela anunciou um aumento significativo no número de tropas nos estados costeiros neste domingo (7). A medida visa combater o tráfico de drogas, especialmente após os Estados Unidos decidirem enviar mais dez caças a Porto Rico, com o objetivo de intensificar operações contra cartéis na região.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, determinou que mais forças militares se desloquem para a região da Guajira, no estado de Zulia, assim como para a península de Paraguaná, em Falcón. O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, afirmou que estas áreas são conhecidas rotas de tráfico de entorpecentes.

Por que a Venezuela está aumentando suas tropas?

Segundo Vladimir Padrino, a decisão veio em resposta ao envio de mais combustível militar pelos EUA para o Caribe. Além de Zulia e Táchira, onde já havia a presença de 10 mil soldados, cerca de 25 mil militares serão enviados para a ilha de Nueva Esparta, estados de Sucre e Delta Amacuro.

Como as tensões entre Venezuela e EUA estão se intensificando?

Nos últimos dias, as relações entre Caracas e Washington se tornaram mais tensas. Após um incidente na semana passada, onde 11 pessoas morreram durante um ataque militar que afundou um barco venezuelano supostamente envolvido com drogas, as desconfianças aumentaram. O presidente Donald Trump afirmou que as ações americanas no Caribe não têm como objetivo mudar o regime venezuelano, mas comparou as mortes por overdose nos EUA a perdas em tempos de guerra, justificando militarmente a operação nas águas caribenhas.

Qual o próximo passo para os EUA?

A CNN informou, com base em fontes governamentais, que o presidente Trump está considerando novos ataques, mirando alvos suspeitos de serem controlados por cartéis na Venezuela. Se concretizados, esses ataques podem significar uma grande escalada do conflito.

"Ninguém virá e fará o trabalho por nós. Ninguém vai pisar nesta terra e fazer o que devemos fazer", disse o ministro da Defesa venezuelano em vídeo postado nas redes sociais.

Imagem Ilustrativa do aumento de tropas Venezuelanas e caças dos EUA

*É proibida a reprodução deste conteúdo.



Com informações da Agência Brasil

Tags