28° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Bangladesh pede à Índia extradição da ex-primeira-ministra Hasina

O que está acontecendo em Bangladesh? Você já pensou em como é complexo o cenário político em outros países? Em Bangladesh, a situação é tensa após o governo do país solicitar a extradição da ex-primeira-ministra Sheikh Hasina. Condenada à pena de mort

17/11/2025

17/11/2025

O que está acontecendo em Bangladesh?

Você já pensou em como é complexo o cenário político em outros países? Em Bangladesh, a situação é tensa após o governo do país solicitar a extradição da ex-primeira-ministra Sheikh Hasina. Condenada à pena de morte por crimes contra a humanidade, ela é acusada de ordenar uma repressão violenta aos protestos estudantis no ano passado. Ao menos 1,4 mil pessoas foram vitimadas pelas forças policiais, segundo estimativas das Nações Unidas.

Após essa onda de protestos, Hasina fugiu para a Índia em agosto do ano passado. Ela alega que o julgamento é motivado por questões políticas. Enquanto a ONU considera a condenação um marco para as vítimas, discorda da pena de morte atribuída à ex-premiê. O cenário está ainda mais instável com o anúncio de uma paralisação geral pelo líder do partido de Hasina contra a decisão judicial.

Sheikh Hasina

Como ocorreu a tragédia na mina de cobre na República Democrática do Congo?

Outro incidente trágico que chama atenção aconteceu na República Democrática do Congo, onde o desabamento de uma mina de cobre resultou na morte de pelo menos 32 trabalhadores. Porém, segundo as autoridades, esse número pode ser ainda maior. Tudo ocorreu após tiros disparados por militares causarem pânico entre os trabalhadores, que correram para uma ponte que acabou cedendo.

A Iniciativa para a Proteção dos Direitos Humanos está pedindo uma investigação independente para apurar as causas reais do incidente e responsabilizar os envolvidos. Esse triste episódio levanta questões sobre a segurança das operações de mineração na região.

Mina de cobre na República Democrática do Congo



Com informações da Agência Brasil

Tags