25° 22° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Prefeitura cancela local, mas Flipei está confirmada em São Paulo

Parece que São Paulo se tornará o epicentro de uma polêmica cultural a partir desta quarta-feira, 6. A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) está de volta, desafiando restrições e mudanças de última hora impostas. Inicialmente abrigad

04/08/2025

04/08/2025

Parece que São Paulo se tornará o epicentro de uma polêmica cultural a partir desta quarta-feira, 6. A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) está de volta, desafiando restrições e mudanças de última hora impostas. Inicialmente abrigada na Praça das Artes, a organização do festival enfrenta agora um revés significativo após o cancelamento do contrato pela prefeitura sob alegações de "cunho político-ideológico".

Mas como essa reviravolta política afeta o evento e o que podemos esperar dos debates acalorados da Flipei deste ano? Vamos mergulhar nos detalhes dessa história envolvente e instigante.

Por que a prefeitura cancelou a Flipei na Praça das Artes?

Na última sexta-feira à noite, a Prefeitura de São Paulo decidiu rescindir o contrato que permitia a Flipei acontecer no tradicional centro cultural. A alegação foi que o evento abrigaria discussões de "cunho político-ideológico", violando os termos contratuais. O contrato exigia que qualquer rescisão fosse comunicada com pelo menos 15 dias de antecedência, o que gerou críticas por parte dos organizadores, que viram o ato como uma forma de censura.

Como a Flipei reagiu a esse desafio?

Contornando o impasse, a organização da Flipei não só manteve a realização do evento como aproveitou para redirecioná-lo. Segundo Cauê Ameni, um dos organizadores, a festa literária agora ocorrerá no Espaço Cultural Elza Soares, nos Campos Elísios. A programação, rica e diversa, include debates e palestras no Galpão Elza Soares do MST, e eventos festivos na 13 de Maio, no Bexiga.

Cauê Ameni durante organização da Flipei

Quem são os destaques e temas da Flipei 2023?

Este ano, a Flipei contará com a presença de Ilan Pappé, historiador judeu destaque na questão palestina, dentre outros 220 editoras e intelectuais. O evento aborda temas como resistência palestina, tecnologias ancestrais do bem viver e mulheres que interpretam a América Latina. A diversidade de tópicos ressalta o papel transformador da literatura e cultura independentes.

"A gente esperava que acontecessem algumas manifestações contrárias à presença do Ilan Pappé... mas eu confesso que não imaginava que chegaria ao ponto de cancelar todo um festival" - disse Tadeu Breda, jornalista da Editora Elefante, expressando sua surpresa e indignação.

O que esperar do futuro da Flipei?

A edição deste ano da Flipei promete ser mais que um evento literário; é um bastião de resistência cultural. Até o domingo, 10, serão mais de 40 debates que desafiam o status quo e ampliam os horizontes sobre como transformar o mundo por meio da palavra. Apesar dos desafios, a energia e a convicção dos organizadores sinalizam um futuro promissor para a expressão independente.



Com informações da Agência Brasil

Tags