25° 21° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Lula homologa três novas terras indígenas no Ceará

Você sabia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma decisão importante para várias comunidades indígenas no Ceará? Isso aconteceu na última quarta-feira (6), durante a 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que, diga-se, foi um evento

06/08/2025

06/08/2025

Você sabia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma decisão importante para várias comunidades indígenas no Ceará? Isso aconteceu na última quarta-feira (6), durante a 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que, diga-se, foi um evento grandioso, reunindo em Brasília cerca de 5 mil participantes de aproximadamente 100 povos de todo o Brasil. Neste dia marcante, Lula homologou três terras indígenas, um passo significativo para muitas famílias.

Indígenas e Lula em evento de homologação

Quais terras indígenas foram homologadas?

O primeiro nome na lista é a Terra Indígena Pitaguary. Ela cobre áreas nos municípios de Maracanaú, Pacatuba e Maranguape e é lar para cerca de 2.940 indígenas do povo Pitaguary. Seguindo este exemplo, temos a Terra Indígena Lagoa da Encantada, localizada em Aquiraz, onde vivem 340 indígenas Jenipapo-Kanindé. Por fim, a Terra Indígena Tremembé de Queimadas, que se encontra em Acaraú, abriga cerca de 290 indígenas da etnia Tremembé. É um reconhecimento crucial que traz autonomia e respeito às tradições.

O que disse Lula sobre as homologações?

Lula expressou seu desejo de que a homologação devolva a autonomia aos povos originários. Ele disse: "Agora é criar condições para que vocês possam fazer o uso que acharem melhor daquela terra e poderem continuar criando a família de vocês”. Orgulhoso das conquistas, ele reforçou: “Eu tenho certeza que nós somos a melhor chance que os povos indígenas deste país têm para conquistar as suas terras”.

Aonde chegam essas homologações?

Com esses atos, o número de terras indígenas homologadas desde 2023 já soma 16. Isso ultrapassa a meta estabelecida durante o período de transição que previa 14 áreas. Importante mencionar que a homologação é a etapa final de um longo processo de demarcação iniciado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que começou lá em 2024.

Como é o apoio das lideranças indígenas?

A ministra Sônia Guajajara destacou a historicidade desse momento. Já Joenia Wapichana, presidenta da Funai, enfatizou a importância da continuidade das políticas indigenistas, dizendo: “No seu governo, presidente, avançamos na demarcação e no reconhecimento do papel da Funai”.

A resistência dos povos indígenas frente aos desafios e a morosidade nos processos de demarcação foram elogiadas por Lula. É um exemplo de perseverança e resiliência que serve de inspiração para todos nós.



Com informações da Agência Brasil

Tags