Embarcar no universo do cordel é, sem dúvida, uma viagem fascinante pelas raízes culturais do Brasil. No coração do Centro Histórico de Recife, o Museu Cais do Sertão abre suas portas para a exposição "Vidas em Cordel", um verdadeiro tributo à literatura popular e à xilogravura. Pernambuco, terra rica em cultura, é o sexto estado a receber essa mostra itinerante, que dá destaque especial a artistas e cordelistas locais de renome.
A edição em Recife traz um acervo único, com destacadas obras inéditas que homenageiam figuras icônicas como o educador Paulo Freire, a coquista Ana Lúcia do Côco, o cantor e compositor Di Melo e a editora de cordéis Aninha Ferraz, todos eles com profundas raízes pernambucanas. É uma oportunidade imperdível para vivenciar e se conectar com a herança cultural da região.
Quem são os artistas por trás das homenagens?
Para enriquecer essa exposição, os talentosos cordelistas Jorge Filó, Susana Morais e Isabelly Moreira foram convocados para criar em nome dos homenageados. Por sua vez, as xilogravuras inéditas, que trazem um toque especial à mostra, são assinadas por artistas como Edna, Catarina Dantas, Jô Oliveira e Valdeck de Garanhuns. Isabelly Moreira, em particular, celebrou a incrível trajetória de Aninha Ferraz nos cordéis.
O que Isabelly Moreira diz sobre homenagear Aninha Ferraz?
Em suas palavras, Isabelly expressa uma profunda conexão com Aninha Ferraz, afirmando: "Eu fui uma das poetas convidadas para integrar esse acervo escrevendo um cordel para Aninha Ferraz, amiga querida, uma figura muito importante na história da literatura de cordel e da salvaguarda do nosso cordel. É uma exposição feita, realizada pelo Museu da Pessoa e eu tô muito feliz de ter um trabalho de minha autoria integrando esse acervo tão importante para a nossa cultura".
Quais atividades especiais a exposição oferece?
Até o dia 15 de dezembro, além de desfrutar das obras, o público será cativado por uma série de atividades especiais. Entre elas estão distribuição de cordéis, uma cabine interativa destinada a capturar as histórias dos visitantes, além de visitas guiadas, apresentações e oficinas que prometem enriquecer ainda mais essa experiência.
Como acompanhar a programação cultural?
Para aqueles que desejam se manter atualizados sobre as atividades culturais da exposição "Vidas em Cordel", as informações serão atualizadas regularmente no Instagram do Museu, @ocaisdosertao. Fique atento para não perder nenhuma novidade desse evento imperdível!
Com informações da Agência Brasil