Imagine um cenário em que, em 2025, mais de 30,5 milhões de brasileiros estarão em dia com a tão falada prova de vida do INSS. Essa é uma expectativa do governo federal, em relação a um procedimento que assegura que os beneficiários continuarão a receber seus repasses previdenciários. Mas o que, de fato, significa realizar essa comprovação, e qual a sua real importância?
Estamos falando de 90% dos que precisam realizar essa prova para manter seus benefícios. É uma movimentação significativa, mas que, felizmente, vai além das tradicionais idas ao banco, algo cada vez mais raro graças à tecnologia.
Por que a prova de vida é tão importante?
Em tempos em que a segurança digital é essencial, o procedimento da prova de vida surge como um escudo contra fraudes e pagamentos indevidos. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), "trata-se de um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, ocorre periodicamente". E você pode respirar aliviado, pois em muitos casos, essa confirmação se dá por cruzamento de dados oficiais, dispensando deslocamentos incômodos.
Como evitar ser vítima de golpes?
Infelizmente, em meio a boas iniciativas, há sempre quem queira tirar proveito da situação. Golpistas estão por aí, tentando enganar aposentados e pensionistas com falsas ameaças de corte de benefício. O mais importante é lembrar que o INSS não contata beneficiários por WhatsApp, SMS ou telefone pedindo provas de vida. Muito menos manda alguém à sua casa. Em situações assim, desconfie.
"Desconfie de qualquer contato fora dos canais oficiais. Nunca informe dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou para desconhecidos", explicou a Secom.
Como tirar dúvidas sobre a prova de vida?
Permanece alguma dúvida? Não se preocupe! A qualquer momento, você pode buscar informações no Meu INSS ou pelo telefone 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h. É simples, basta acessar o site ou o aplicativo, realizando login com CPF e senha, e verificar se precisará fazer a comprovação de vida. Caso encontre a data da última atualização, você está com tudo em dia. Agora, se a mensagem "Comprovação de vida não realizada" aparecer, será necessário agir para regularizar a situação.
"Caso apareça a mensagem 'Comprovação de vida não realizada', será preciso regularizar a situação", informou o Planalto.
Com informações da Agência Brasil