24° 22° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Rádios Nacional e MEC têm crescimento em audiência no mês de julho

As emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão conquistando mais ouvintes, conforme revelam os dados de julho divulgados pela Kantar Ibope Media. Essa tendência de aumento de audiência já era visível no segundo trimestre deste

19/08/2025

19/08/2025

As emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão conquistando mais ouvintes, conforme revelam os dados de julho divulgados pela Kantar Ibope Media. Essa tendência de aumento de audiência já era visível no segundo trimestre deste ano.

No Rio de Janeiro, a Rádio Nacional, operando na frequência 87,1, experimentou um salto de 28% na audiência, ocupando o 15º lugar entre as rádios mais ouvidas da cidade. Essa tendência não é exclusiva, nem do Rio, nem do Brasil, pois a mesma rádio em São Paulo, Recife e Brasília também viu seus números subirem. Será que essa ascensão é apenas passageira ou representa o futuro do rádio público no país?

Por que as rádios públicas estão crescendo?

Julho trouxe boas notícias para as rádios públicas da EBC, especialmente para a Rádio Nacional. Em São Paulo, a audiência subiu 9% em relação a junho. Recife também acompanhou esse crescimento com 16%, e em Brasília, local onde a estação é vista como a rádio pública mais popular, o aumento foi de 5%. Esses números indicam uma nova era para o rádio público no Brasil.

Rádio Nacional

Rádio MEC também se destaca: o que está por trás desse sucesso?

Não é apenas a Rádio Nacional que está em alta. Em julho, a Rádio MEC também viu sua audiência subir. No Rio de Janeiro, a rádio teve um aumento de 7%, enquanto em Brasília e Belo Horizonte os crescimentos foram de 12% e 27%, respectivamente. Isso leva-nos a questionar: o que está motivando esse crescimento significativo?

Rádio MEC

Qual a importância desses resultados para a EBC?

Numa declaração ao público apaixonado pelo rádio, Thiago Regotto, gerente executivo de rádios da EBC, destacou a importância desses números: "Com esse resultado, a EBC reafirma seu compromisso de oferecer ao público brasileiro conteúdos plurais, de qualidade e alinhados à missão de promover cultura, informação e cidadania."

As Rádio MEC e Rádio Nacional estão se firmando como referências em programação cultural e jornalística, reafirmando a relevância do rádio público no Brasil.

Qual o próximo passo para a Rádio Nacional?

No segundo trimestre de 2025, o relatório da Kantar Ibope Media já havia apontado um crescimento de 27% nas emissoras da Rádio Nacional entre 6h e 19h, comparado ao trimestre anterior. Tal avanço foi particularmente notório no Rio de Janeiro e em São Paulo. A média nessa faixa horária era de 13.982 ouvintes por minuto naquele trimestre.

Rádio Nacional - São Paulo Rio de Janeiro

A marca histórica no Rio de Janeiro foi a entrada no ranking das 15 rádios mais ouvidas, com um aumento de audiência de 25%. São Paulo viu uma ascensão de 59% no pico diurno e de 54% entre as 5h e 00h.

O que continua impulsionando o rádio no Brasil?

Essas conquistas evidenciam a influência da Rádio Nacional em várias regiões, incluindo Recife, que tem uma média de 1.476 ouvintes por minuto e um crescimento de 24% trimestral.

Os dados de audiência confirmam o papel vital das emissoras públicas em fornecer conteúdo de qualidade para os brasileiros. Será que esse aumento se manterá no futuro? A jornada está apenas começando.



Com informações da Agência Brasil

Tags