24° 22° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Ciclone extratropical causa chuva e rajadas de vento no Sul

Se você mora no Sul do Brasil, atenção redobrada! Um ciclone extratropical promete movimentar o clima a partir desta terça-feira (19). Prepare-se para pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km/h e

19/08/2025

19/08/2025

Se você mora no Sul do Brasil, atenção redobrada! Um ciclone extratropical promete movimentar o clima a partir desta terça-feira (19). Prepare-se para pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km/h e até mesmo queda de granizo.

O alerta vem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas volumosas no centro-norte do Rio Grande do Sul. Já no oeste e sul de Santa Catarina, os acumulados de água podem passar dos 70 milímetros. As regiões litorâneas desses estados também devem enfrentar fortes ventos. Por outro lado, prevê-se tempo estável no Sudeste, mas algumas chuvas fracas podem aparecer em áreas no extremo sul de São Paulo e nas partes central e nordeste do Rio de Janeiro, além do litoral do Espírito Santo.

O que esperar dos ventos no Sudeste?

A expectativa é de uma intensificação dos ventos nas regiões litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro até esta quarta-feira (20). O que isso significa para os moradores dessas regiões? Um possível aumento na sensação de frio, mesmo com o tempo sem chuvas em grande parte da área.

Como lidar com a baixa umidade nas regiões do Triângulo Mineiro e São Paulo?

Nas regiões do Triângulo Mineiro, sul e sudoeste de Minas Gerais e partes do centro, norte e oeste de São Paulo, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%. O que você pode fazer? É importante se manter hidratado e, se possível, evitar esforços físicos intensos nos horários mais críticos.

Centro-Oeste será atingido pelo tempo seco?

O Centro-Oeste também não escapa do tempo seco, com exceção do sudoeste do Mato Grosso do Sul, que pode ter mais de 20 mm de chuva e ventos consideráveis, além da eventual queda de granizo. O restante da região deverá enfrentar a baixa umidade, especialmente em Goiás e no centro-leste de Mato Grosso.

Qual a previsão para o interior do Nordeste?

No Nordeste, o interior não deve ver chuvas, e a umidade tende a baixar significativamente, especialmente na porção central do Piauí e no oeste da Bahia. Apesar da seca em várias áreas, a costa nos estados de Alagoas e Sergipe pode experimentar chuvas acima de 20 mm.

E o que dizer do Norte do Brasil?

No Norte, as instabilidades se concentram em Roraima e no centro-norte do Amazonas, com chuvas que podem passar de 70 mm. Por outro lado, regiões centro-sul de Rondônia, sul do Amazonas e Pará, leste do Acre e Tocantins permanecerão secas, com tendência de baixa umidade atmosférica, já abaixo dos 30%.



Com informações da Agência Brasil

Tags