33° 20° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Viva Maria traz histórias e lendas no Dia do Folclore brasileiro

Você sabia que mesmo antes do Dia da Infância (comemorado em 24 de agosto), já é tempo de celebrar algo mágico que mexe com o imaginário das crianças e molda suas vidas? Estamos falando do folclore, uma riqueza cultural que fortalece nossa identidade por

22/08/2025

22/08/2025

Você sabia que mesmo antes do Dia da Infância (comemorado em 24 de agosto), já é tempo de celebrar algo mágico que mexe com o imaginário das crianças e molda suas vidas? Estamos falando do folclore, uma riqueza cultural que fortalece nossa identidade por meio de festas, danças, ritmos, jogos e lendas tradicionais. Mas, o que realmente faz do folclore algo tão especial? Por que ele é considerado um patrimônio cultural fundamental na nossa formação?

Nos aproximamos rapidamente da COP 30, que será realizada em Belém, no Pará. E qual seria a melhor maneira de discutir sobre natureza e cultura se não fosse mencionando a lenda do Curupira? Esse mítico ser é conhecido por seus cabelos vermelhos e pés voltados para trás, uma defesa que confunde e afugenta aqueles que ameaçam a floresta amazônica.

O que acontece antes do aniversário da Rádio Nacional da Amazônia?

Na esteira da celebração do folclore, estamos perto do aniversário de 48 anos da Rádio Nacional da Amazônia. No dia de sua primeira transmissão, a lenda conta que uma piracema animou os rios e até o pirarucu ergueu a cabeça para escutar a rádio que ecoa no coração da floresta. Desde então, perder a sintonia com essa emissora é como tornar-se um peixe fora d'água. A Rádio Nacional transcende o Negro e Solimões, sendo o elo de ligação de toda gente amazônica. Parabéns a você, ouvinte fiel, que é a essência dessa história!

Qual a magia que a Rádio Nacional da Amazônia traz no Dia do Folclore?

Nossa rádio única é um verdadeiro espaço de som, magia e imaginação, alimentando o folclore vivo. Saudamos os personagens que fazem parte do imaginário desde a infância, como o icônico povo Boto, em um dia repleto de cantos, encantos e lendas folclóricas.

Quem é Iara e por que ela é tão famosa no folclore brasileiro?

A mítica Iara, nascida das lendas indígenas, é uma sereia metade mulher, metade peixe. Com cabelos negros e olhos castanhos, ela canta as águas da Amazônia e atrai encantados ouvintes. Divina guerreira, Iara é celebrada ao som de cantos folclóricos que perpetuam a cultura popular.

O que caracteriza a gastronomia folclórica brasileira?

O folclore brasileiro também habita nossa culinária: Pé de Moleque, Sopa de "Girimum" e até o clássico pão de queijo são pratos icônicos. Vale lembrar ainda do açaizeiro, ou Jussara, famoso na Amazônia. Seus frutos são transformados em adubo, vassouras e até repelente. A arte do artesanato também aproveita caroços para criar colares e pulseiras, enquanto a palha vira cestos, tapetes e muito mais!

Quais são os segredos do açaí que poucos conhecem?

Apesar da fama, muitos ribeirinhos acreditam que o açaí não se dá bem com leite, cachaça ou frutas como cupuaçu e manga. A ciência corrobora que as ácidas não combinam com açaí. Do fruto se faz vinho, polpa congelada, sorvete, geléia, chopp, bolo, bombom e muito mais. Que tal você também celebrar o folclore desfrutando essas delícias?



Com informações da Agência Brasil

Tags