26° 23° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

CNU 2025: sai resultado de pedido de cotas e de atendimento especial

Se você é uma das milhares de pessoas que se inscreveram na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU2025), da Fundação Getulio Vargas, há novidades importantes! Os resultados finais da homologação de inscrições para vagas reservadas a p

01/09/2025

01/09/2025

Se você é uma das milhares de pessoas que se inscreveram na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU2025), da Fundação Getulio Vargas, há novidades importantes! Os resultados finais da homologação de inscrições para vagas reservadas a pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência já estão disponíveis. Além disso, a banca divulgou os resultados dos pedidos de atendimento especial para gestantes, lactantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Saiba como acessar essas informações e confira as principais condições do certame.

CNU 2025: sai resultado de pedido de cotas e de atendimento especial

Como acessar as listas de inscrição deferidas?

Para quem quer verificar se teve sua inscrição deferida ou negada para as vagas reservadas, basta acessar a página de acompanhamento do CPNU. Tenha em mãos o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha do portal Gov.br. Na relação final, os candidatos aparecem listados pelo número de inscrição, nome, bloco temático e ordem alfabética.

O que muda com a nova Lei de Cotas de 2025?

A edição 2025 do CPNU já reflete as novas diretrizes da Lei de Cotas (nº 15.142/2025). Com as mudanças, o percentual de reserva subiu para 30%, focando em negros, indígenas e quilombolas nos processos seletivos federais. Além disso, o Decreto 12.536/2025 garante que 35% das vagas sejam reservadas para ações afirmativas, distribuídas da seguinte forma:

  • 5% para pessoas com deficiência (PCDs);
  • 25% para pessoas negras;
  • 3% para indígenas;
  • 2% para quilombolas.

Já são 252.596 inscrições homologadas nas cotas para grupos subrepresentados, com destaque para as candidaturas de pessoas negras, que representam 27,7% dos mais de 760 mil inscritos.

Quando serão as etapas do concurso?

O CPNU 2025 está dividido em duas fases principais, que acontecerão em 218 municípios por todo o Brasil. A primeira fase, marcada para 5 de outubro, é composta de uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. Logo após, no dia 12 de novembro, você pode conferir os resultados dessa fase e a convocação para a segunda etapa.

A segunda fase, programada para 7 de dezembro, planeja avaliar o domínio de conteúdo, capacidade de argumentação e clareza de raciocínio através de uma prova discursiva.

Como será feito o procedimento de comprovação?

Todos os candidatos aprovados nas cotas de reserva (PcD, pessoas negras, indígenas e quilombolas) passarão por um procedimento de comprovação. Este ocorre entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 2025, nas cidades onde as provas foram realizadas. Os critérios fenotípicos serão adotados pela comissão da FGV para validar a condição declarada, enquanto a condição de PCD será confirmada mediante apresentação de laudos médicos e outros documentos.



Com informações da Agência Brasil

Tags