26° 22° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Rádio Nacional da Amazônia celebra 48 anos no ar

ARádio Nacional da Amazônia celebra 48 anos de uma jornada recheada de histórias e transformações na região Norte do Brasil. Desde o seu lançamento, em 1º de setembro de 1977, a emissora se destacou ao levar música, informação e entretenimento a lugares m

01/09/2025

01/09/2025

A
Rádio Nacional da Amazônia
celebra 48 anos de uma jornada recheada de histórias e transformações na região Norte do Brasil. Desde o seu lançamento, em 1º de setembro de 1977, a emissora se destacou ao levar música, informação e entretenimento a lugares muitas vezes distantes dos grandes centros, tornando-se uma ponte essencial entre a Amazônia e o mundo.

Com uma programação ao vivo, a comemoração dos 48 anos da rádio reuniu ouvintes e a equipe que fazem parte dessa história. A apresentadora Mara Régia, que acompanha a emissora desde os anos 70, declara emocionada: “É um privilégio, uma sintonia fina. As cartas que recebemos, as sementes plantadas em nossa homenagem, as crianças batizadas com nossos nomes. É uma honra acompanhar essa trajetória de tanto sucesso”.

Rádio Nacional da Amazônia celebra 48 anos no ar
Brasília (DF) 01/09/2025 A apresentadora Mara Régia na comemoração dos 48 anos da Rádio Nacional da Amazônia. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Qual o papel da Rádio Nacional nas regiões remotas?

Para muitos, a Rádio Nacional da Amazônia é mais do que uma transmissão. Claudio Paixão lembra como, sem energia elétrica na fazenda em Estreito, Maranhão, as ondas curtas da rádio eram o único meio de comunicação. "A Nacional da Amazônia foi fundamental para eu traçar minha trajetória de vida profissional", afirma Claudio, que se formou em jornalismo e virou pesquisador da emissora.

Como a rádio impacta novas gerações?

Histórias impactantes como a de Cláudio demonstram o papel transformador da rádio. Ediléia Martins, apresentadora do programa Nacional Jovem, reforça essa influência: “Por mais que tenhamos novas tecnologias, aquele radinho de pilha continua sendo a companhia de muitos”.

Que conexões são criadas através das ondas do rádio?

Nomes como Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, destacam a influência da rádio. “Aprendi a me expressar ouvindo as novelas da rádio”, comenta Marina, relembrando sua infância no seringal no Acre.

O que o futuro reserva para a Rádio Nacional da Amazônia?

A programação dos 48 anos inclui uma cápsula do futuro para ser aberta em 2027, com mensagens para a Amazônia 50 anos, parte das celebrações da Semana da Amazônia. Daniel Vicente, coordenador de projetos, destaca a "experiência que teletransporta as pessoas para a realidade de um indígena dentro da Floresta Amazônica".

Rádio Nacional da Amazônia celebra 48 anos no ar
Brasília (DF) 01/09/2025 O presidente da EBC, André Basbaum, na comemoração dos 48 anos da Rádio Nacional da Amazônia. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

André Basbaum, presidente da Empresa Brasil de Comunicação, destaca a relevância da rádio: "Sabemos do papel da radiodifusão na história do Brasil e da comunicação, com um compromisso especial para com a Amazônia e seu povo".

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp



Com informações da Agência Brasil

Tags