Você já ouviu falar sobre o Território Cracolândia em São Paulo? Pois bem, nesta segunda-feira (8) às 23h, a TV Brasil traz um episódio especial do programa Caminhos da Reportagem que mergulha no histórico desta área tão controversa. Hoje, amplamente associada ao uso de drogas, a Cracolândia já foi, no passado, um efervescente polo audiovisual do país.
Nos tempos áureos, nas décadas de 1920 e 1930, a região abrigava estúdios de cinema internacionais. Com o tempo, novos setores ligados à indústria cultural surgiram, até ser reconhecida, no final dos anos 1960, como um reduto de filmes independentes e autorais. O bairro, conhecido por sua boemia, era animado por bares e casas noturnas e locais históricos como a Gráfica Cinelândia, que ainda hoje preserva quase um século de histórias.
O que realmente aconteceu na Cracolândia?
De acordo com especialistas, a Cracolândia é muitas vezes vista como "o quartinho da bagunça da cidade", onde acabam pessoas marginalizadas de outras áreas. A antropóloga Roberta Costa, que atua como redutora de danos, observa a região há mais de dez anos, e critica as intervenções repressivas adotadas pelas autoridades. Um exemplo é a megaoperação de 2017, que mobilizou mais de 600 policiais e resultou em violência contra dependentes químicos.
A prefeitura e o governo estadual têm promovido medidas como a interdição e demolição de imóveis da área, visando novos empreendimentos e moradias populares, segundo o secretário municipal de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega.
Como a saúde pública é afetada?
Pessoas como Willians Octavio Pires, que possui um café na vizinhança de Santa Cecília, notaram um aumento significativo no número de pessoas em situação de rua. Já o psiquiatra Flávio Falcone critica que as medidas adotadas focam mais em expulsar pessoas do centro da cidade do que realmente tratar a dependência.
“Para mim, é muito claro que o objetivo não é cuidar, mas fazer com que essas pessoas saiam do centro”, comenta Falcone.
Para o tenente-coronel da PM Rodrigo Garcia Vilardi, responsável pelo Centro Integrado de Comando e Controle em São Paulo, as ações policiais ajudaram a reduzir crimes na região, além de melhorar o acesso à saúde para os usuários de drogas.
“É um trabalho constante, que não pode baixar a guarda, para que a gente não retroceda e, mais uma vez, haja um descrédito e um desânimo por parte da população”, afirma Vilardi.
Confira o programa
O episódio Território Cracolândia faz parte do Caminhos da Reportagem e será exibido nesta segunda-feira (8), às 23 horas, na TV Brasil. Não perca a oportunidade de compreender mais sobre essa complexa realidade urbana.
Para mais informações, acesse o site da TV Brasil ou siga suas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, X, TikTok, e TV Brasil Play.
Com informações da Agência Brasil