A Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro, está se destacando como peça-chave na transição energética do Brasil. Um estudo divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Mapbiomas – uma colaboração entre universidades, ONGs e empresas de tecnologia – mostra como este bioma está transformando o uso da terra no país.
Com quase dois terços das áreas de usinas fotovoltaicas do Brasil, a Caatinga abriga mais de 21 mil hectares de instalações solares em pleno funcionamento desde o ano passado. Esse número mostra a força desse bioma na produção de energia solar.
Qual é o papel da Caatinga na expansão das usinas fotovoltaicas?
Segundo o professor Washington Rocha, coordenador da equipe Caatinga do Mapbiomas, as usinas solares, antes concentradas em Minas Gerais, estão se expandindo para o Nordeste. Ele explica que "quando você olha os dados e as séries temporais, há uma tendência de grande crescimento nos estados do Nordeste", impulsionada pelo potencial de insolação destacado nos atlas de energia solar.
Quais são os desafios enfrentados pela Caatinga com a expansão das usinas solares?
Apesar do potencial energético, a rápida expansão das usinas na Caatinga levanta preocupações sobre a conservação do bioma. Nos últimos 40 anos, ele perdeu 14% da sua cobertura original, principalmente devido à agropecuária, que ocupa mais de um terço do território.
"São dois pontos que a gente sustenta: restaurar as áreas degradadas e ampliar as áreas conservadas", defende a equipe do professor Rocha. Isso é fundamental para garantir a funcionalidade do bioma sem comprometer o desenvolvimento econômico e social na região.
Como os dados do Mapbiomas podem ajudar na conservação da Caatinga?
Os dados fornecidos pelo Mapbiomas são valiosos para direcionar a instalação de usinas fotovoltaicas em áreas degradadas, garantindo a preservação das áreas naturais. As unidades de conservação correspondem a 10% da Caatinga, destacando-se como áreas prioritárias para proteção enquanto aproveitamos o potencial energético do bioma.
Com informações da Agência Brasil