Você está prestes a participar de um dos concursos mais importantes do país? Então, é bom ficar atento! A partir das 18h (horário de Brasília) desta segunda-feira (22), os cartões de Confirmação de Inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) estarão disponíveis. Eles são essenciais para as provas objetivas que você vai enfrentar.
Mas o que esse cartão traz de tão importante? Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ele vem carregado de informações cruciais como número de inscrição, data, hora e local de prova. E, se você precisar, ainda garante atendimento especializado ou o tratamento pelo seu nome social.
Como acessar o cartão de inscrição?
Para colocar as mãos nesse documento vital, acesse a Página de Acompanhamento no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), que é a banca organizadora do concurso. Você precisará do seu número de CPF e da senha da conta Gov.br para fazer o login. E não se esqueça: o MGI e a FGV recomendam que leve o cartão impresso no dia das provas. Isso poderá facilitar, e muito, a sua localização no local de prova.
O que acontece nos dias de prova?
Em 2025, o CPNU tem sua segunda edição marcada por ser em dois dias de provas. No dia 5 de outubro, será a vez das temidas provas objetivas em 228 cidades brasileiras. As provas discursivas estão programadas para 7 de dezembro, mas só para os habilitados na primeira fase. O Cartão de Confirmação para estas provas finais só sai em 1º de dezembro.
Se você está concorrendo a um cargo de nível superior, sua prova objetiva será das 13h às 18h de 5 de outubro. Já para quem disputará cargos de nível intermediário, a maratona de questões será das 13h às 16h30. E atenção! Os portões fecham às 12h30 (horário de Brasília). Vá preparado para não chegar atrasado!
Quantas inscrições foram confirmadas?
O CPNU 2025 atraiu 761.528 inscritos vindos de 4.951 municípios! O Sudeste e o Nordeste, juntos, somam uma fatia gigante deste número, com 247.838 e 229.436 inscrições, respectivamente. E, mulheres, vocês estão dominando: representam 60% dos que colocaram seus nomes na disputa, um aumento em relação à edição anterior.
No edital, uma boa notícia para as mulheres: pelo menos 50% das vagas das provas discursivas estão reservadas para vocês, desde que batam as notas mínimas!
Quais são as políticas de cotas deste ano?
No concurso deste ano, 3.652 vagas estão em jogo, distribuídas em 32 órgãos e entidades federais. Desse total, um quarto destina-se a pessoas negras, 5% a pessoas com deficiência, 3% a indígenas, e 2% a quilombolas. Mais de 250 mil inscrições foram recebidas para as cotas estabelecidas por lei, mostrando que a diversidade está presente e sendo valorizada nesta edição! Quer saber mais? Confira detalhes sobre as inscrições em cotas.
Com informações da Agência Brasil