23° 19° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Primavera traz frente fria e chuva para o Sul do país

Quando a primavera chega, não é apenas a natureza que floresce. Nesta segunda-feira (22), uma frente fria promete deixar sua marca, trazendo consigo chuvas intensas ao Sul do Brasil durante toda a semana. Está curioso para saber como isso afeta o seu dia

22/09/2025

22/09/2025

Quando a primavera chega, não é apenas a natureza que floresce. Nesta segunda-feira (22), uma frente fria promete deixar sua marca, trazendo consigo chuvas intensas ao Sul do Brasil durante toda a semana. Está curioso para saber como isso afeta o seu dia a dia? O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já alertou para mudanças climáticas significativas que você vai querer acompanhar de perto.

De acordo com o meteorologista Rafael Le Masson, toda a região Sul e partes do Centro-Oeste e Sudeste estão no radar para precipitações volumosas e fenômenos climáticos marcantes. Vamos entender melhor o que está por vir?

"Esse sistema vem acompanhado de ventos fortes, elevados acumulados de precipitação, granizo e descargas atmosféricas. Essa estabilidade se estende em uma faixa diagonal que parte do noroeste do Mato Grosso, avança por Mato Grosso do Sul e Goiás, cobre todos os estados do Sul e alcança também o Sudeste. No momento, há avisos meteorológicos vigentes para tempestades em diferentes níveis de severidade nessas áreas."

O que a Defesa Civil já registrou?

No último final de semana, entre domingo (21) e segunda (22), a Defesa Civil do Paraná relatou impactos significativos. Aproximadamente 1,6 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, e oito precisaram deixar suas casas em sete diferentes cidades. Em Santa Catarina, a situação também preocupa, com previsões de mar agitado e risco de alagamentos costeiros especificamente nas áreas de Florianópolis e Itajaí até terça-feira (23).

Como fica a temperatura nas próximas semanas?

Se você está no Sul do Brasil ou em regiões do Mato Grosso do Sul e São Paulo, prepare-se para o frio que acompanha as chuvas. Após as tempestades, uma massa de ar frio promete trazer queda nas temperaturas, com potencial de geada leve nos planaltos de Santa Catarina e Paraná.

"Após a passagem das tempestades, uma massa de ar frio avança pela região, favorecendo a queda acentuada de temperaturas mínimas. Por outro lado, o noroeste de Minas Gerais e o oeste da Bahia, além do sul e centro do Piauí permanecem sob condições de baixa umidade relativa do ar e calor intenso."

O que o "Equinócio de Primavera" nos reserva?

O Equinócio de Primavera, que aconteceu nesta segunda-feira, marca o início da estação no hemisfério Sul, trazendo consigo um equilíbrio entre a duração do dia e da noite. Este fenômeno astronômico ocorre quando o Sol está exatamente sobre a linha do Equador, proporcionando uma distribuição igual de luz solar entre os hemisférios Norte e Sul. Isso significa que, até dezembro, os dias vão ficar progressivamente mais longos. Prepare-se, pois logo o verão chega com o dia mais longo do ano!



Com informações da Agência Brasil

Tags