Voos interrompidos e passageiros aguardando soluções. Se você estava de viagem marcada pelo Aeroporto Santos Dumont no dia 30, deve ter sido surpreendido por atrasos ou cancelamentos. Tudo isso aconteceu devido a um derramamento de óleo em uma das pistas, na noite anterior, que paralisou as operações no início da manhã. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros afetados a procurarem suas companhias aéreas para verificar a situação dos voos, pois as empresas devem informar sobre a previsão das partidas a cada 30 minutos.
Passageiros: O que fazer agora? Segundo a Anac, as companhias aéreas precisam garantir assistência material aos passageiros, conforme o tempo de espera. Para atrasos superiores a quatro horas, cancelamentos ou interrupções, você tem direito a:
- Reacomodação em outro voo;
- Reembolso integral;
- Execução do serviço por outro meio de transporte, como ônibus.
Quais são seus direitos em caso de atraso ou cancelamento? As empresas são obrigadas a oferecer, gratuitamente:
- A partir de 1 hora: direito à comunicação (internet e telefone);
- A partir de 2 horas: direito à alimentação (vouchers ou lanches);
- A partir de 4 horas: hospedagem (em casos de pernoite) e transporte de ida e volta ao local.
Se você estiver em sua cidade, a empresa pode providenciar apenas o transporte até sua casa e de volta para o aeroporto. Passageiros com necessidade de assistência especial e seus acompanhantes têm direito à hospedagem em qualquer cenário.
Infraero e a segurança das pistas. A Infraero comunicou que a retomada dos voos no Santos Dumont depende da remoção completa do óleo, para garantir a segurança da pista. Após a limpeza, será realizada uma vistoria para verificar se tudo está dentro dos padrões de segurança necessários. Até o momento, as operações ainda não têm previsão de retorno. Um total de 80 voos de chegada e 82 de partida foram cancelados, e 14 voos foram redirecionados para o Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Com informações da Agência Brasil