A tarde desta terça-feira (30) trouxe alívio aos passageiros do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando a pista finalmente foi liberada às 17h25. O fechamento inesperado por uma manhã inteira causou muitos transtornos, com dezenas de voos cancelados devido a um vazamento de óleo. Esta interrupção deixou muitos passageiros apreensivos, se perguntando quando poderiam retomar suas viagens.
Você pode imaginar a cena: voos suspensos, sala de espera lotada, e a expectativa no ar. Mas a Infraero anunciou uma medida extraordinária para esta terça-feira, prolongando o horário de funcionamento do aeroporto até mais tarde, além do habitual das 6h às 23h. Tudo para ajudar aqueles que tiveram suas viagens interrompidas a chegarem aos seus destinos.
Por que o óleo vazou?
O motivo da suspensão dos pousos e decolagens foi um vazamento de óleo hidráulico que aconteceu por volta das 3h da manhã. Mas de onde veio esse óleo? A Infraero esclareceu que a origem foi o motor de um caminhão usado para a manutenção preventiva da pista. Esse serviço faz parte de uma rotina de segurança na aviação civil, e o caminhão, que não transportava combustível, teve um problema que causou o vazamento diretamente do motor.
Como a Infraero resolveu a situação?
Assim que detectado o vazamento, medidas rápidas foram tomadas. A Infraero removeu imediatamente o caminhão e deu início à limpeza da pista com um desengraxante biodegradável e água de alta pressão. Esses esforços foram cruciais para que a pista fosse liberada o mais rápido possível, respeitando todas as normas de segurança.
A segurança da pista e dos voos está garantida?
Sim, a segurança é prioridade para a Infraero. A limpeza das pistas garante um alto nível de atrito para as aeronaves, uma medida crucial para evitar acidentes. A retomada dos voos só aconteceu após a completa remoção do óleo, garantindo que todos os voos pudessem ser realizados com segurança máxima.
Para tranquilizar as companhias aéreas e passageiros, foi emitido um Notam, um aviso importante na aviação. Esse aviso já foi suspenso, indicando que as atividades voltaram ao normal e que as companhias aéreas podem informar seus passageiros sobre a continuidade dos voos e providências necessárias.
Apesar do transtorno, você pode respirar aliviado, sabendo que medidas eficazes foram tomadas para garantir sua segurança e a dos demais viajantes no Santos Dumont.
Com informações da Agência Brasil