O governo federal está prestes a dar o próximo passo em relação ao Cadastro Reserva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a convocação dos aprovados será iniciada em breve. Essa notícia pode ser de grande interesse para muitos brasileiros que aguardam ansiosamente por essa oportunidade. Mas quando exatamente isso vai acontecer? E quais são os detalhes que você precisa saber sobre essa novidade?
Durante uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra foi otimista:
“Vamos começar a chamar esse cadastro reserva em breve. Muito breve. Tenho uma expectativa de que seja nos próximos dias ou na próxima semana, no máximo.”
O que significa para os candidatos do CPNU1?
A vigência do CPNU1, conforme lembra Esther Dweck, é de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Para quem está na lista de espera, a ansiedade é compreensível, mas há boas notícias: o cadastro reserva tem validade garantida. Caso não haja convocação imediata, há tempo para isso acontecer até pelo menos o meio do próximo ano.
“Quem está no cadastro reserva, a gente sabe que tem uma ansiedade aí, lembramos que vale até o meio do ano que vem, alguns até um pouco mais. E a gente tem a possibilidade de renovar por mais um ano esse cadastro reserva.”
Como funcionará o segundo concurso do CPNU?
No próximo domingo, dia 5, será realizada a segunda edição do CPNU, que abrirá um novo cadastro reserva. Será que haverá concorrência entre os candidatos do primeiro e do segundo concurso? Segundo a ministra, não há motivo para preocupação.
“O pessoal pode ficar tranquilo. Não tem sobreposição de vagas. Não vai ter alguém do 2 sendo chamado na frente do 1 porque não são vagas concorrentes.”
Tranquilidade para todos os envolvidos
A ministra reforçou que cada concurso possui suas próprias vagas, sem sobreposição. Para qualquer candidato, é essencial essa confirmação de que os processos são distintos e respeitam os prazos legais.
“O CPNU2 não tem vagas iguais às do CPNU1. Isso é muito importante para as pessoas ficarem tranquilas quanto a isso. A gente não vai ter essa sobreposição de concursos. Isso não pode. É até ilegal isso. Não está acontecendo.”
Com informações da Agência Brasil