27° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Avião supera ônibus como segundo meio mais comum de viagens pessoais

Você já se perguntou qual é o meio de transporte mais popular para viagens pessoais no Brasil? Em 2024, pela primeira vez, o avião superou o ônibus nesse quesito. Dados recentes mostram que 12,3% das viagens pessoais foram feitas por companhias aéreas, en

02/10/2025

02/10/2025

Você já se perguntou qual é o meio de transporte mais popular para viagens pessoais no Brasil? Em 2024, pela primeira vez, o avião superou o ônibus nesse quesito. Dados recentes mostram que 12,3% das viagens pessoais foram feitas por companhias aéreas, enquanto o ônibus ficou com 12%. Surpreendentemente, o carro ainda é o preferido, com 52,3% do total de deslocamentos.

Essas informações são parte de uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua sobre turismo, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vamos explorar o que mais esses dados revelam sobre o comportamento dos brasileiros em suas viagens?

Por que o avião está ganhando popularidade nas viagens pessoais?

É interessante notar que as viagens de avião estão em ascensão por conta das largas distâncias que muitas vezes enfrentamos no país. William Kratochwill, analista da pesquisa, explica que "para muitos destinos, com certeza, o avião reduz esse deslocamento demorado que se dá pela linha de ônibus ou carro. Fora a segurança, já que o risco acaba sendo menor".

Como a renda influencia a escolha do meio de transporte?

A renda familiar tem um impacto direto na escolha do meio de transporte. Se a renda familiar é menor que dois salários mínimos, há uma tendência a optar por ônibus, com 25,2% das viagens feitas por esse meio em lares de menor renda. Já entre as famílias que ganham quatro ou mais salários mínimos, 36,2% das viagens são feitas de avião. Isso ilustra como a aviação ainda é um luxo que nem todos podem desfrutar.

Quais são os principais motivos para viajar?

Quando o assunto é motivação para viajar, o lazer lidera entre as viagens pessoais, seguido por visitar familiares e amigos, e tratamentos de saúde. Se você adora sol e praia, saiba que não está sozinho: essa foi a principal razão para viagens de lazer de 44,6% dos brasileiros. Em seguida, vem a gastronomia, com 24,4%, e atividades ao ar livre, como ecoturismo e aventura, representam 21,7%.

Onde os brasileiros preferem se hospedar?

Ao abordar hospedagem, percebe-se que 40,7% dos viajantes escolhem ficar na casa de amigos e parentes. Em termos de renda, as famílias que ganham menos tendem a se hospedar com conhecidos, enquanto aquelas com mais renda preferem hotéis, resorts ou flats, escolhidos por 37% dos com maior poder aquisitivo. Viagens profissionais apresentam uma preferência por hotéis e similares, com 42,9%.



Com informações da Agência Brasil

Tags