Você sabia que conhecer mais sobre nosso próprio país pode ser uma chave para garantir a soberania nacional? Foi essa a mensagem defendida pelo presidente Lula ao participar da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Luziânia, Goiás. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira como parte da preparação para a COP 30, destacou o papel dos jovens na formação de uma consciência ecológica e cidadã.
Durante sua fala, Lula pontuou a importância de desenvolver uma confiança genuína na nação e entre seus cidadãos. Refletindo sobre as desconhecidas riquezas minerais do Brasil, ele afirmou:
“É assim que a gente desenvolve uma confiança de nação. Uma confiança de cidadãos. Uma confiança de soberania sobre o seu território, sobre as suas coisas. A gente não tem noção do que nós somos ainda. Nós só temos conhecimentos de 30% das nossas riquezas minerais. Tem 70% que a gente não conhece. A gente não tem o mapeamento das terras raras que o mundo inteiro está brigando.”
Qual o papel dos jovens brasileiros na transformação ambiental?
A conferência busca mobilizar as escolas de todo o Brasil, envolvendo estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de disseminar o conhecimento ambiental. Em uma demonstração de consciência e compromisso, o estudante Diogo Antunes leu um excerto da Carta Compromisso, que foi apresentada na cerimônia:
“Assumimos que não existem problemas ambientais, mas sim apenas sintomas ambientais dos problemas causados pelos seres humanos. Nós não somos o futuro do Brasil, nós somos o presente e a transformação há de ser agora!”
Como a conferência promove a disseminação da sustentabilidade?
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o evento é uma plataforma crucial para engajar escolas em toda a nação, promovendo a sustentabilidade e a educação ambiental. Ela incentivou a participação ativa de professores e alunos:
“Nós vamos sair daqui comprometidos com o engajamento, o engajamento dos professores, meus colegas nas escolas, dos alunos no bairro, na comunidade, para que a gente possa ser um cidadão sustentabilista.”
Como os eventos pré-conferência contribuem para enfrentar mudanças climáticas?
Antes de alcançar a fase final da conferência, que seguirá com atividades até sexta-feira, mais de 2,2 milhões de pessoas já foram mobilizadas. Essa fase crucial visa desenvolver não apenas pesquisas, mas também práticas de educação ambiental, preparando jovens e suas comunidades para enfrentarem de frente o desafio das mudanças climáticas.
Com informações da Agência Brasil