Na madrugada de terça-feira, 14 de novembro, precisamente às 0h32, ocorreu um desligamento significativo no Sistema Interligado Nacional (SIN), comprometendo cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga. Esse incidente afetou diretamente os quatro grandes subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. O que será que levou a uma interrupção tão vasta?
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou uma série de eventos desencadeados por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, Paraná. Essa subestação crucial de 500 kilovolts (kV) foi completamente desligada, separando a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. “Na hora do incidente, a Região Sul estava exportando cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste”, declarou o ONS.
Como foram afetadas as regiões brasileiras?
A interrupção no fornecimento de energia elétrica trouxe impactos expressivos em várias regiões. No Sul, a queda foi de cerca de 1,6 mil MW, o Nordeste sofreu com uma perda de 1,9 mil MW, o Norte ficou sem 1,6 mil MW, enquanto o Sudeste enfrentou a maior interrupção, com 4,8 mil MW de carga perdida.
“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões.”
Qual foi a estratégia para recuperar o fornecimento de energia?
A reação do ONS foi imediata. Formou-se uma força-tarefa que, em ação coordenada, conseguiu restabelecer a energia de forma segura. Em menos de uma hora e meia, as regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste já estavam com o abastecimento restaurado. No entanto, a recomposição completa das cargas no Sul levou cerca de duas horas e meia.
Quais são os próximos passos após o incidente?
Para entender profundamente os motivos deste incêndio e evitar futuros ocorridos similares, o ONS já agendou reuniões. Hoje, haverá um encontro preliminar com os principais agentes envolvidos. Além disso, até a próxima sexta-feira, 17 de novembro, será realizada uma Análise da Perturbação para um diagnóstico mais detalhado.
Com informações da Agência Brasil