32° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar | 5.30

seta de subida seta de descida

Euro | 1.52

seta de subida seta de descida

Peso | 3.20

seta de subida seta de descida

lupa
lupa
lupa
BRASIL

Comunidades tradicionais realizam pré-COP antes de COP30

A cidade de Belém do Pará já está agitada com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá oficialmente a partir de 10 de novembro. Mas você sabia que, antes mesmo do evento internacional, a cidade já está sediando u

14/10/2025

14/10/2025

A cidade de Belém do Pará já está agitada com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá oficialmente a partir de 10 de novembro. Mas você sabia que, antes mesmo do evento internacional, a cidade já está sediando uma série de encontros preparatórios? Isso mesmo! Com a intenção de resolver algumas questões iniciais, os participantes estão se reunindo para colocar em pauta temas relevantes para a nossa sobrevivência no planeta.

Pensando no médio prazo, o que acontece nesta terça-feira (14) é mais um passo rumo à COP30. Quatro encontros online intitulados "Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais" darão início a debates significativos, envolvendo os cinco biomas do Brasil e áreas costeiras e marinhas. Qual a ideia por trás? Ouvir quem realmente vive esses cenários desafiadores e montar uma agenda baseada em suas experiências. Tá curioso? Você não está sozinho!

O que são os encontros de preparação?

Os encontros virtuais chamados de Pré-COP são a chance de colocar lideranças, juventudes, organizações comunitárias e seus parceiros como protagonistas nas futuras negociações climáticas. Você pode imaginar a importância disso?

Quais temas serão debatidos nos encontros?

Diversos temas críticos serão discutidos, como o combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, a valorização da biodiversidade e dos recursos hídricos, além de tecnologias sociais e educação. E o melhor de tudo? No final de cada encontro, uma Carta Regional será criada. Essa carta não é um mero documento: ela servirá como base para a Carta Nacional dos Extrativistas que será apresentada na COP30.

Para que serve essa carta?

A importância desse manifesto é enorme, com propostas e reivindicações a serem entregues aos representantes tanto da delegação brasileira quanto de outros países. É uma oportunidade única para se fazer ouvir e tentar mudar o rumo das ações climáticas.

Como participar do Pré-COP dos Povos?

Os encontros começam nesta terça-feira, a partir das 17h (horário de Brasília), e você pode acompanhar tudo pelo canal do Conselho Nacional das Populações Extrativistas no YouTube. Não perde essa!



Com informações da Agência Brasil

Tags