37° 30° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
BRASIL

Mais da metade dos brasileiros nunca ouviu falar na Agenda 2030 da ONU

Você sabia que mais da metade dos brasileiros nunca ouviu falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU? Pois é, segundo uma pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgada recentemente, apenas uma parte da população

16/10/2025

16/10/2025

Você sabia que mais da metade dos brasileiros nunca ouviu falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU? Pois é, segundo uma pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgada recentemente, apenas uma parte da população está ciente dessa iniciativa mundial. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 132 municípios ao redor do Brasil, e a maioria desconhece esse acordo global assinado por mais de 190 países desde 2015. A Agenda 2030 engloba 17 objetivos e 169 metas que visam melhorar nossa qualidade de vida e preservar o planeta. Entre as prioridades, estão temas como a erradicação da fome, saúde, educação, trabalho justo, paz e proteção do meio ambiente. Você já conhecia esses objetivos?

A importância de conhecer os ODS, como são chamados, vai além de mera informação. Segundo Igor Pantoja, coordenador de relações institucionais do Instituto, entender os objetivos é fundamental para que nós, cidadãos, possamos avaliar as políticas públicas e seu impacto. Infelizmente, a pesquisa revelou que a visão positiva sobre alguns dos ODS caiu desde 2017. Não é surpresa, considerando que a Agenda 2030 tinha perdido espaço em governos anteriores, sendo retomada apenas recentemente sob nova gestão.

"Foi retomada com a atual gestão federal em 2022, 2023, mas isso não teria sido suficiente para incorporar, de fato, essas questões como essenciais para a população. Muitas vezes porque também a gente não vê as políticas públicas ou as ações concretas do poder público ou mesmo de outras organizações da sociedade, indo nesse sentido", afirma Pantoja.

Por que saúde, pobreza e educação são prioridades para os brasileiros?

Entre os entrevistados, os objetivos mais relevantes são aqueles que afetam diretamente suas vidas, como saúde, pobreza, fome e educação. Segundo Pantoja, isso se deve ao fato de serem temas muito próximos do cotidiano das pessoas, tocando em necessidades básicas e fundamentais.

"Já é conhecido que as prioridades da população são, realmente, essas questões que afetam mais diretamente, ali, a sua vida, em questões absolutamente fundamentais, como a fome, a questão da alimentação, a pobreza, a saúde e a educação, como aquela possibilidade de prosperidade social", explica Pantoja.

Quem é responsável pelo cumprimento das metas da Agenda 2030?

A pesquisa revela que muitos acreditam que o poder público tem a responsabilidade de implementar os objetivos. No entanto, Pantoja destaca que o sucesso da agenda depende da colaboração entre o governo, sociedade civil e o setor privado. Ou seja, é necessário um esforço coletivo para que possamos atingir essas metas e garantir um futuro mais sustentável para todos.



Com informações da Agência Brasil

Tags